ADVOGADO ALEX FERNANDO SAÚDA À NOVA MESA DA CÂMARA MUNICIPAL DE SURUBIM. FAZ UM BALANÇO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E FALA SOBRE PERSPECTIVAS DE FUTURO.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

O Dr. Alex Fernando, advogado especialista em Direito Público e candidato no pleito de 2020 em Surubim, em entrevista afirmou o seguinte sobre a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Surubim:

“[...] É hora de desarmar os palanques e pensar no bem-estar da população surubinense. O fato de Surubim nos últimos anos ter a sua primeira prefeita mulher, inclusive reeleita no ultimo pleito, assim como a renovação sistemática da Câmara de Vereadores, sobretudo de sua mesa diretora é um passo significativo para as mudanças políticas e sociais que necessitamos.

Diferentemente do antigo Presidente da Câmara de Vereadores, o Vereador Luciano Medeiros, mais conhecido “Bomba” é grande articulador, tem experiência e conhecimento sobre funcionamento interno da casa, afinal, já é seu 5ª mandato, tendo também participado de outras mesas diretoras na Casa Euclides Mota. Experiência não lhe falta!, Resta saber se usará os seus atributos para o bem comum, em prol das pessoas ou em benefícios apenas da fisiologia de poder de seu grupo político, imitando seu antecessor [...] 

De acordo com o advogado Dr. Alex Fernando, o novo Presidente da Casa Euclides Mota terá uma missão ousada à frente da Presidência, qual seja: (re)aproximar as pessoas das atividades e pautas legislativas, fomentando a democracia participativa também no poder legislativo municipal, destacando que: 

“[...] Com a nova diretoria, inclusive com a participação de mais mulheres, espera-se de verdade uma Câmara de Vereadores ativa, fiscalizadora, próxima ao povo, transparente e honesta. A missão do Vereador é demasiadamente importante para o Município, por seu turno, o Presidente da Câmara carrega consigo grandes responsabilidades na condução dos processos legislativos, razão pela qual, desejo muito sucesso nesse biênio (2021-2022) [...]”

O Dr. Alex Fernando foi candidato à Prefeitura de Surubim no ultimo pleito, e afirmou que respeita todas as manifestações e agremiações politicas do Município e que sempre defendeu (e defenderá) o diálogo como uma ponte para o crescimento e desenvolvimento local, pois em suas palavras “o diálogo é a ponte mais curta para a construção de soluções e para alcançar os objetivos e anseios das pessoas, sobretudo, das menos favorecidas”. 

O advogado, visto como um grande articulador político, que logo se destacou ao chegar a cidade, foi cotado, inclusive, como potencial vice na chapa com a Prefeita Ana Célia (PSB). É atualmente, a maior, e por que não dizer, a única liderança ativa do PSOL na cidade de Surubim, partido que teve notório crescimento até os dias atuais, desde quando o advogado foi eleito como presidente ao fim de 2016.

Mesmo com a obtenção nas eleições em 2020 de um 5º lugar, atrás de três Ex-Prefeitos e um Ex-Parlamentar Estadual e também Prefeito, é possível identificar um potencial esgotamento das possibilidades de crescimento político do advogado Dr. Alex Fernando no PSOL, tido como partido radical e que defende pautas nada populares, sobretudo considerando o perfil médio conservador da população, principalmente no Agreste Pernambucano.

Parece que Dr. Alex Fernando possui um perfil político um tanto arrojado e conciliador, que conflita muitas vezes com as pechas e, por vezes, pautas propriamente ditas, utópicas e extremistas do PSOL, que ao invés de discutir luta de classe, discuti tal somente bandeiras indenitárias. A diferença está que nas lutas de classe cabe tudo, todo tipo de bandeiras, já do contrario não.  

O saldo das eleições 2020 foi tido como natural e esperado, em razão da forte polarização ente PSB e Republicanos na ultima semana antes do pleito, no entanto, avalia-se que o desempenho do Candidato do PSOL poderia ter sido mais significativo se não fosse a negativa imagem associada ao PSOL.

Tais razões, dentre outras, tornam incerta a permanência do advogado, atualmente membro do Diretório estadual e Presidente do Diretório Municipal, no partido. 

De acordo com fontes de bastidores, por não se sentir a vontade e por não estar satisfeito com algumas atitudes de lideranças do Partido tanto a nível Municipal quanto Estadual, o advogado estuda deixar a sigla e já é cortejado por outras lideranças de outros partidos políticos no Estado. Sem falar que pelo o que se ouvi, um grande número de filiados o acompanharia.

Ou seja, podemos ter surpresas em breve.

O fato é que o Dr. Alex Fernando é o maior nome em atividade no PSOL hoje na Cidade e tem muito serviço prestado, não só pela sua atuação politica partidária, mas também pelo trabalho feito na Comissão de Direito do Consumidor da OAB Surubim em prol dos cidadãos surubinenses e pela incansável luta na defesa do patrimônio público e da memoria da Cidade. Caso a saída do advogado Dr. Alex Fernando, do PSOL venha a ocorrer, o partido certamente amargaria um “reset” em seu abrupto crescimento na Cidade. 

Noutras palavras, voltaria à estaca zero, banhando-se em seu radicalismo que nunca levou a lugar algum!

No ultimo pleito, ao encampar a campanha mais organizada e consciente, considerando o enfrentamento da pandemia de COVID-19, o advogado se destacou e se mostrou com sonhos e perspectivas grandes demais para as possibilidades que lhes foram apresentadas, mas mesmo com poucos recursos e estrutura precária, fez uma campanha limpa, contando com comitê organizado, uma militância engajada e preparada, além de uma comunicação nas redes sociais que apresentou muito bem as propostas de governo e os anseios do candidato. 

Por fim, as eleições 2020 serviram para mostrar o poder do PSB, que garantiu sua hegemonia, a força de Flávio Nóbrega, derrotado por pouco como nunca visto, o derretimento da figura de Túlio Viera e a ascensão meteórica do advogado Dr. Alex Fernando, nome para quem o futuro pode reservar novos horizontes.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro-27/01/2021 

Postar um comentário

0 Comentários