PRECONCEITO E FALTA DE INFORMAÇÃO TEM VITIMADO VÁRIAS MULHERES COM CÂNCER DE MAMA.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
   (Patrícia Lopes/Foto Divulgação)

Iniciamos o mês de outubro e com ele as atenções se voltam para a saúde da mulher. Uma das coisas que mais vem contribuindo para a morte de mulheres vítima do câncer de mama, é a falta de informação e o preconceito que ainda predomina em pleno século XXl.

Quando não são os próprios companheiros que não permite a ida regular da mulher ao médico, são elas mesmas que por preconceito não vão a procura dos profissionais de saúde em busca de diagnóstico precoce e assim evitar uma morte prematura, em virtude do câncer de mama.

A jovem Patrícia Lopes, 26 anos, contribuiu ilustrando e autorizando o uso de sua imagem neste blog, para destacar a importância da mulher cuidar de sua saúde. Na foto em que aparece sem blusa e exibindo sua barriga em gestação, ela também chama atenção para os cuidados da saúde do bebê realizando o pré natal, e com as mãos sobre os seios, reforça os cuidados imperdível na prevenção do câncer de mama.

Denominado de "Outubro Rosa", durante todo este mês, nos diversos meios de comunicação, uma campanha é massificada chamando a atenção das mulheres para a realização do toque íntimo das mamas, buscando-se identificar algum caroço em suas mamas.

De acordo com a informação contida no site do inca.gov.br. Outubro Rosa é um movimento internacional de
conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 

O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Escrito por Sérgio Ramos /Radialista e Blogueiro-01/10/2020

Postar um comentário

0 Comentários