Cida, da Escola Maria Cecília, de Surubim, para gramado do Flamengo.

Da Redação, com Alberico Cassiano:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-

Cida é ex-aluna e ex-atleta da Escola Estadual Maria Cecília Barbosa Leal, no bairro São Sebastião em Surubim. Iniciou a carreira  de atleta, nos Jogos Escolares, com o treinador,  professor Chicão, já falecido, e o auxiliar técnico esquerdinha. 

"Professor Chicão foi pioneiro, aqui na região, em colocar as meninas para jogar futebol de salão, principalmente nos jogos Escolares. Numa época em que nem se imaginava as meninas jogando futsal, era mais volley e handebol, ele tinha o time no Maria Cecília. Cida era aluna dele na escola, e foram campeões em varias ocasiões. Cida teve essa trajetória, mesclava futsal e futebol de campo. e sempre foi nossa referência, como melhor atleta, nas duas categorias. Ela jogou na seleção de futsal de Surubim, jogou no futebol de campo no Botafogo da Chã do Marinheiro e no Maria Cecíla, depois seguiu para o Vitória e segui até chegar no Flamengo", lembra o professor Rosélio Santos.

"A gente está muito feliz, uma atleta nossa! Antigamente, não havia muita mulher jogando futebol, e jogava com os meninos, e sempre teve esse sonho de ser jogadora de futebol. E aos pouquinhos, foi treinando, com as dificuldades que tinha, de sair de Surubim para Vitória, e voltar todos os dias, e todo dia ela fazia esse percurso, era muito cansativo...Hoje, ela mandou mensagem, dizendo que já assinou contrato com o Flamengo do Rio, que vai começar o campeonato no dia 26, quarta-feira, contra o Internacional do RS. Para Surubim é show, é muito importante, principalmente para a escola onde eu ensino, Maria Cecília. Temos muito orgulho de tê-la como exemplo, as meninas se espelham muito nela, ela não é só uma atleta, é uma pessoa que não desistiu dos sonhos. Fico muito feliz por ela", comemora o ex-treinador e professor Esquerdinha.

A atleta de Surubim foi anunciada como reforço do rubro-negro carioca, na página oficial do clube:

Tem novidade no futebol feminino rubro-negro! De olho na retomada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo acertou a contratação da zagueira Cida, ex-Santos. Aos 34 anos, ela assinou contrato com o clube até o fim da temporada.

"Minhas expectativas são as melhores possíveis. Estou em um clube gigante e vestir o Manto Sagrado vai ser um grande privilégio. Quero agradecer a Deus, pela oportunidade, ao Flamengo, por confiar no meu trabalho, e às meninas, pela recepção. Quero ajudar o time a vencer jogos e conquistar títulos e pretendo deixar meu nome marcado na história", ressaltou.

A atleta é o nono reforço em 2020. Antes, chegaram Annaysa, Carlinha, Dantas, Edna Baiana, Kelly, Michele Carioca, Jayanne e Lorraynne (as duas últimas via edital da Marinha). Com a pandemia do coronavírus, a equipe jogou apenas quatro vezes e tem 50% de aproveitamento na competição. O retorno será na próxima quarta-feira (26), contra o Internacional, em Porto Alegre. 

Ficha técnica

Nome completo: Aparecida Santana de Lira
Data de nascimento: 11/11/1985
Naturalidade: Surubim (PE)
Clubes anteriores: Náutico, São Francisco do Conde-BA, Vitória de Santo Antão-PE e Santos.

Por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro-24/08/2020 

Postar um comentário

0 Comentários