CULTURA: COVID-19 TIRA DE CENA TRADICIONAL DANÇA DA BOLINHA APÓS MAIS DE 90 ANOS DE HISTÓRIA.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 


Quando chega junho, o nordeste esquenta com os festejos juninos, composto por comidas típicas de milho e afins. As quadrilhas matutas e estilizadas, bacamartes e outros brinquedos populares dão brilho a festa.

No  município do "Ouro Branco" Vertente do Lério, um atrativo diferenciado "Dança da Bolinha",  oportuniza animação aos moradores da localidade e de outros municípios que passam na cidade neste período.  

A Dança da Bolinha é uma tradição que só existe neste município e surgiu por volta de 1930, no período junino, trazida pelos antepassados de “Dona Brígida”. A dança teve origem na roda de coco, no Sítio Alto Vermelho, na casa da família de Brigida Cabral da Silva “Dona Briza” em homenagem aos santos da época junina.

Com o passar do tempo foi chamada uma banda de pífano, a qual criou o ritmo da bolinha, "Banda de pífano Dois Irmãos", cujo responsável é o senhor Geovane Pereira da Silva “Seu Vane”, residente no Sítio Pau Santo, na cidade de Santa Maria do Cambucá no agreste setentrional de Pernambuco. e só eles dominam esse ritmo. Mas sem intensão de concorrência, e sim de uma possível continuidade na musicalidade da Dança. Começa despontar em Vertente do Lério à Banda de Pifano Pifano Prata da Casa, sobre a coordenação do professor de música Júnior Silva.

Dona Luzinete, filha de Dona Briza, e principal responsável por dar continuidade a essa cultura, desconhece o porquê da dança se chamar “bolinha”.



Com pouco mais de 90 (noventa) anos de realização, mas há quem diga ser algo em torno de 100 (cem) anos ou até mesmo mais. O fato é que diante do momento que a humanidade passa com a pandemia do  coronavírus-covid-19. O São João da Bolinha não acontecerá nesta terça-feira (23) de junho de 2020 e nem nas datas futuras. O único propósito da não realização do evento, é preservar a saúde dos frequentadores e evitar aglomeração, obdecendo assim, os Decretos e normas sanitárias recomendadas pelas instâncias governamentais.

A festa acontece quatro vezes no ano, nas comemorações de São Antônio, São João, São Pedro e no último sábado de julho, reservado às festividades de Nossa Senhora de Santana. No ano de 1952, diante de uma seca muito grande, “Dona Briza” mudou-se com sua família do sítio para a cidade de Vertente do Lério, comprou sua casa e passou a fazer as festas em seu quintal, que ficou conhecido como “Salão da Bolinha”. Em 2013, foi oficializado por Daniel Almeida  prefeito da época, o dia 15 de maio como  “Dia Oficial da Bolinha”.



Através de um projeto do então deputado Henrique Queiroz, a dança da bolinha  passava a ser inserida no calendário de eventos do estado de Pernambuco.


Projeto de lei Ordinária N° 301/2015 Ementa: De autoria do deputado Estadual Henrique Queiroz, Institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, a Dança da Bolinha, evento de cunho cultural e histórico do Município de Vertente do Lério.

Escrito por Sérgio Ramos /Radialista e Blogueiro - 23/06/2020

Postar um comentário

0 Comentários