Coren-PE lamenta falecimento de duas técnicas de enfermagem do HGV.

Da Redação com Coren-PE:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 



O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) lamenta profundamente o falecimento, por suspeita de Covid-19, ontem (4), das técnicas de Enfermagem Ana Cristina Tomé e Betânia Ramos, ambas trabalhavam no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Recife.

É um momento difícil para a saúde mundial e estamos juntos nessa batalha em cuidar do próximo e cumprir o nosso juramento. O Coren-PE está acompanhando de perto as ações de enfrentamento no combate ao novo coronavírus na rede pública e privada do Estado, com foco na garantia de uma assistência de Enfermagem de qualidade e da segurança dos profissionais, como também está orientando e apoiando auxiliares, técnicos e enfermeiros nessa luta, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Baseado em denúncias recebidas pela Ouvidoria, o Coren-PE encaminhou, no último dia 20, ofício, à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sobre déficit de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Getúlio Vargas, unidade de saúde onde trabalhavam as duas vítimas. Na última terça-feira (31), o Conselho realizou uma fiscalização no HGV. Na visita, foram confirmados a existência de um plano de contingência, a realização de treinamento para equipe de Enfermagem no manejo da Covid-19 e o afastamento dos profissionais de Enfermagem do grupo de risco da assistência para áreas administrativas, mas ainda foram ouvidas queixas relacionadas ao racionamento de EPIs e a não disponibilização de óculos e capotes impermeáveis nas UTIs. Durante a fiscalização, outra reclamação da equipe de Enfermagem era de que o setor destinado para pacientes com Covid-19 ainda estava desativado e o hospital tinha um paciente com suspeita de Covid-19, que estava em isolamento na emergência. Os dados coletados na inspeção foram enviados ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que está reunindo os boletins dos conselhos regionais para o envio de um único para o Ministério da Saúde (MS).

Apesar da não confirmação ainda da morte das profissionais por Covid-19, o Coren-PE reforça junto às autoridades sanitaristas locais a importância da garantia de EPIs para os profissionais de Enfermagem que estão na linha de frente no combate e no controle da pandemia.

O Conselho presta condolências às famílias e aos amigos da Ana Cristina e da Betânia nesse momento de luto e tristeza, e a todos os colegas de Enfermagem que sofrem com essas perdas.


A Enfermagem precisa seguir em frente na luta para salvar vidas. Cada vida salva é uma vitória para a Enfermagem.

 Por Sérgio Ramos/ Radialista e Blogueiro - 05/04/2020

Postar um comentário

0 Comentários