Número de casos confirmados do novo coronavírus passa de 22 para 28 em Pernambuco.

Da Redação, com DP:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 


O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o novo balanço de casos  do novo coronavírus no Brasil. De acordo com o órgão federal, agora são 28 casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco. Nessa quarta-feira (18), eram 22 casos confirmados, ou seja, houve um aumento de 30% nas últimas 24 horas.

O total de notificações no estado até as 12h desta quinta é de 508 casos, sendo três prováveis (de pessoa que teve contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 166 descartados e 311 ainda em investigação, além dos 28 já confirmados.

Os estados com as maiores quantidades ainda são São Paulo, com 286 confirmações, e Rio de Janeiro, com 65. Em seguida, aparecem Bahia (30), Minas Gerais (29) e Pernambuco (28). Ceará (20) e Espírito Santo (11) aparecem em seguida.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realiza coletiva de imprensa nesta quinta para detalhar os novos casos registrados no estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, os seis novos casos são de quatro moradores do Recife, um morador de Jaboatão dos Guararapes e um residente do Recife de Janeiro que está em Pernambuco.

Abastecimento

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou, nesta quinta, que vai isentar de pagamento os mais de 120 mil usuários enquadrados na categoria de tarifa social enquanto durar a crise provocada pelo novo coronavírus. Essa tarifa é cobrada a quem tem renda de até um salário mínimo e consumo residencial de até 10 metros cúbicos por mês, em média.

A Compesa vai ainda investir R$ 9,5 milhões para ampliar a oferta de água na Região Metropolitana do Recife (RMR). Serão executadas obras de curto prazo beneficiando 250 mil pessoas. Para as localidades da RMR desabastecidas (sem rede ou com pressão insuficiente), a companhia irá passar de 16 para 40 o número de carros-pipa atendendo essas comunidades. Já o Sistema Tapacurá terá um incremento de captação de água de 20%, passando de 2,5 mil litros por segundo para 3 mil. A ação, de acordo com o governo do estado, é imediata e beneficiará 150 mil pessoas.

"A Compesa está trabalhando fortemente para garantir o abastecimento em todo o estado. A conta de água será suspensa para os mais de 120 mil usuários da tarifa social, principalmente no interior. Temos as áreas mapeadas e estamos com um grande monitoramento. Os carros-pipa serão usados nas áreas desabastecidas", disse a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Fundo

O governo de Pernambuco criou um fundo para que pessoas possam contribuir doando recursos ou materiais para o tratamentos de pacientes do novo coronavírus. Um comitê será criado para gerir as doações. 

Decreto

Na coletiva de imprensa desta quinta-feira, o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, esclareceu os detalhes do decreto estadual que determina o fechamento de shoppings, bares, restaurantes, salão de beleza e comércios de praia. "O objetivo é regulamentar as atividades desses estabelecimentos. Estão garantidas entregas a domicílio e pontos de coleta nos bares, restaurantes e lanchonetes", afirmou. 

Por Sérgio Ramos /Radialista e Blogueiro - 19/03/2020

Postar um comentário

0 Comentários