A vergonha do Agreste: Lixão dos Cazés vem matando aos poucos moradores do Distrito do Tambor em Vertente do Lério.

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

A vergonha do Agreste: Lixão dos Cazés vem matando aos poucos moradores do Distrito do Tambor em Vertente do Lério. 

O que se vê na foto acima parece Neve, mas não é. Isto é  a fumaça do Lixão localizado no povoado dos Cazés no município do Surubim no Agreste Setentrional de Pernambuco e que vêm causando problemas de saúde (matando) aos poucos moradores no Distrito do Tambor  em Vertente do Lério.

É lamentável que até hoje não se tenha feito nada de fato e de verdade para sanar este problema tão grave que afeta diretamente todo um povo. São discursos elouquentes e enganosos. Porém ação concreta não existe. Este blogueiro por muitas vezes, quando militava nas emissoras de rádios na cidade do Surubim, fez várias cobranças as pseudo autoridades políticas e me doe saber que até esta data nada se fez e ficasse só empurrando com a barriga. É preciso que tenha coragem e decisão política para resolver a situação, não viver a vida toda pensando em voto e metindo para população. 

Vários moradores desesperados vivem a pedir Socorro, mas parece que os políticos que podem fazer alguma coisa, são todos surdos, principalmente os de Surubim onde pertence o lixão.

"Olha como estamos vivendo todos os dias, e ainda acham que está certo. Errado somos nós. Gente que pensa assim nao é humano. Temos filhos e somos vítimas  desse lixao de surubim. vomitamos temos falta de ar meus meninos chorão, então como posso mim calar, quem cala consente", destaca Luzia Barbosa.



Na manhã da sexta-feira (27) de outubro de 2017,  no gabinete da promotoria de justiça, localizado no Fórum Bel Dídimo Gonçalves Guerra em Surubim, acontecia uma reunião entre o representante ministerial, Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva, promotor de justiça, e os senhores Carlos Mauricio Guerra Leal, secretário de Infraestrutura e Controle Urbano do município; Simone Gomes da Cruz, Consultora Educacional de Projetos Institucionais pela NE Construções, e este blogueiro.

Em pauta o Inquérito Civil 01/2014 – Lixo, quem se Lixa? Evidenciando os transtornos causados pelo Lixão do município de Surubim, ante questionamento da Câmara Municipal de Vertente do Lério, anexo o requerimento número 054/2017 de autoria do vereador David Pereira de Almeida (PODE), propostas para regularização e melhoramento das questões ambientais. Sendo informado pela Consultora Simone Gomes. E no dia 31 de outubro do mesmo ano acontecia um fórum, o qual visava o inicio do Programa Socioambiental em Resíduos sólidos do município de Surubim, que contou com a presença de vários seguimentos da cidade e órgãos ambientais.

O secretário Carlos Mauricio, informava a época que em novembro o município iria iniciar a coleta seletiva, serão usado dois caminhões, para levar para o Lixão, o material já pré-selecionado pelos moradores do município, para serem entregue aos catadores que sobrevivem no lixão dos cases.

O município também realizaria um cadastramento e formação da associação dos catadores, processo este que já se  teria iniciado com encontros realizados por Simone Gomes. Também será desenvolvido um trabalho de sensibilização junto a população surubinense, para que possam absorverem as informações, quanto às questões ambientais. Ainda de acordo com as informações, serão realizadas pela secretaria estadual, oficinas pedagógicas sobre meio ambiente, para o público em geral. Falou-se naquela ocasião.

Você viu Também:

Vereador pede criação de uma ‘Central de Reciclagem’ no Lixão dos Casés em Surubim 


Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro -09/10/2019

Postar um comentário

0 Comentários