Tampando o Sol com a peneira: Tramita na Câmara projeto para doação de terrenos pra construção de casas populares


Da Redação.
(Foto: Blog do Sérgio Ramos)

O prefeito Renato Sales (MDB) do município do “Ouro Branco” Vertente do Lério encaminhou a casa João Dias de Sales, um projeto de Lei nº 009/2019 que visa à doação de terreno de propriedade do município para construção de casas populares pra famílias de baixa renda. O projeto está tramitando nas comissões do poder legislativo e deve ser colocado em primeira votação na próxima quinta-feira (09).
No conteúdo do projeto reza que será 140 lotes do terreno situado em Lages no município, medindo aproximadamente 7 metros de largura por 17 metros de cumprimento cada um. Os terrenos caso o projeto seja aprovado pelos vereadores, será exclusivamente para moradia.
Os beneficiários terão o prazo máximo de 2 (dois) anos, contados a partir da assinatura do instrumento contratual, para que realize a construção da moradia no lote de terreno que lhe foi doado, sob pena de devolução do terreno e mas, o futuro provável beneficiado só poderá vender, doar, alugar ou ceder o imóvel a qualquer titulo após 15 (quinze) anos.
Para ganhar, a pessoa terá que comprovar que mora no município a no mínimo (1) um ano e ainda não possuir mais de um imóvel residencial destinado a entidade familiar, inclusive, seu cônjuge. Ter renda per capita familiar de até um salário mínimo entre outros critérios. Ressalva-se, que será reservada uma cota de 3% (três por cento) para idosos e de 2% (dois por cento) para família com pessoa deficiente, desde que inscrito no programa.
O fato curioso, é que de acordo com o descrito no projeto, os terrenos a serem doados identifica-se com o que fica nas imediações da Creche Criança Feliz. Local onde a pouco mais de anos iria ser construídas as casas do Programa Minha Casa Minha Vida, será que o objetivo deste projeto é tampar o sol com peneira. Pois não será mais construído no município às casas do programa? E como forma de tentar não ficar tão mal na fita, quer se doar terreno ao invés da casa pronta.
Outra coisa, da maneira que se encontra o projeto, se os vereadores não apresentarem alguma emenda (mudança), as pessoas que verdadeiramente precisam no município, ficaram fora destas doações, sendo beneficiados apenas que já tem um padrão de vida superior a quem se enquadra no baixa renda.
Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 04/05/2019

Postar um comentário

0 Comentários