Vertente do Lério perde aos poucos sua identidade arquitetônica e cultural


Da Redação.


É com tristeza que vejo uma história se perder com o passar dos tempos, refiro-me aos prédios que vem sendo demolidos em nome da modernidade.

O município do “Ouro Branco” Vertente do Lério precisa acordar pra este fato tão importante na manutenção da história de seu povo, mantendo a cultura arquitetônica (Casas e Casarões) construídos no passado sempre viva na vida dos que moram no município e dos que vivem fora, mas sempre visitam sua terra natal.

É importante frisar, que alguns dos pontos que trazem turistas a uma cidade, são a cultura gastronômica, artística e arquitetônica (o que podemos chamar de patrimônio do município), portanto se faz necessário iniciar desde já, um processo de conscientização dos proprietários destes prédios sobre o valor cultural que suas casas tem, como também a própria municipalidade deve manter restaurados os que pertençam a sua estrutura administrativa.

Embora queiram acompanhar os projetos modernos é possível fazer e manter a história passada sempre presente. Como por Exemplo; no município de Caruaru agreste Pernambucano, mas precisamente em frente ao estádio conhecido por Campo do Central, funcionava a Rádio Difusora da cidade e hoje é um grande shopping, mas mesmo assim que lá passar irá lembrar-se da emissora, uma vez que a fachada construída no passado foi preservada. Outro ponto de bastante visita dos turistas é a cidade de Olinda – PE que mantem os seus casarões construídos nos padrões arquitetônicos de anos atrás.

Relendo a Lei Orgânica do Município/ Emenda nº 001/94, ela trata em seu capitulo ll artigo e paragrafo lX – que é dever do município, promover a proteção do patrimônio histórico – cultural local, observadas a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

Portanto, todos nós temos um grande compromisso, o de trabalhar para manter viva a identidade cultural e arquitetônica do município de Vertente do Lério para as futuras gerações.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 12/04/2019






Postar um comentário

0 Comentários