Refletindo Sobre as Tradições de Alcoólicos Anônimos

(Imagem do Google)

Os alcoólicos anônimos são regidos por sua programação sugerida, que são os doze passos, doze tradições e os doze conceitos. Pois bem, se querer se melhor que ninguém, vamos discorrer um pouco sobre as tradições e de modo pontual a décima primeira e décima segunda tradição.

Muito bem, na decima primeira tradição, fala-se sobre a relação dos membros de alcoólicos anônimos com o público. Seu princípio baseia-se na atração e não na promoção pessoal, cabendo então aos membros zelar pelo seu anonimato pessoal. O que nos leva a entender; que se qualquer membro quiser expor suas qualidades ao invés de conquistar o público pela programação de AA, fatalmente prejudicará o bom funcionamento da irmandade, visto que como ser humano, somos falhos e podemos mostrar o que não somos diante as pessoas e depois, mesmo sem perceber, se está contribuindo para os descredito na irmandade.

Mesmo sem alcoólicos anônimos ser ligado a religião, tomamos aqui a liberdade para dá um exemplo com base na bíblia sobre a importância de não querer ser a estrela do AA. No livro de João 3:30 o apostolo Paulo fala “É necessário que Ele cresça e que eu diminua. O que o apostolo ensina com esta passagem, Ele quer nos dizer, que mais importante é Jesus ser apresentado como o Senhor de tudo, e que sem Ele o apostolo não seria nada.

Assim sendo, percebemos que o anonimato em alcoólicos anônimos é fundamental para o alicerce espiritual do membro e das tradições da irmandade. O membro tem que entender que o público quer conhecer como pode ser ajudado pelo AA, e não saber da promoção pessoal, até por que em muitos casos, as pessoas já conhecem a trajetória de cada um. Portanto, é muito mais importante e salutar se colocar os princípios da irmandade acima das personalidades.

Obs: Neste domingo (21), ainda dentro das comemorações dos (7) sete anos de nascimento do Grupo Vertentes de Sobriedade em Vertente do Lério, a reunião de distrito será realizada no município, às (09) nove horas no prédio de alcoólicos anônimos, localizado à rua que fica entre a escola José Batista de Souza e o posto de Combustíveis (Gasolina) no Centro da Cidade.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 20/10/2018