Monólogo: Ledores no Breu foi sucesso em Surubim

(Foto: Reprodução/Divulgação)
Dentro do projeto nacional Palco Giratório, realizado pelo Sesc, Surubim no agreste, recebeu através  do Sesc Ler, a peça “LEDORES NO BREU” com montagem da Cia do Tijolo, do estado de São Paulo.

 “Ledores no Breu” fala dessas pessoas que “leem no escuro” – como o próprio título do espetáculo sugere – e que têm as palavras, de forma especial as escritas, como um mistério. Em formato de solo, protagonizado pelo ator pernambucano Dinho Lima Flor e dirigido por Rodrigo Mercadante, a peça trata da relação do ser humano com o universo ao seu redor através das palavras, alinhando poesia à discussão de cunho social, característica do grupo Cia do Tijolo. O enredo é inspirado no pensamento e na prática do educador Paulo Freire e nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa.
Tive a oportunidade de conferir a apresentação na noite desta sexta- feira (28) no auditório Naércio Jose Pessoa da Erem Severino Farias, e pude ver de perto um espetáculo grandioso, que nos chama a refletir sobre a importância do conhecimento das palavras e do aprendizado educacional.
(Eu, Dinho Lima Flor (Ator) da Cia do Tijolo-SP e Igor Alexandre (Supervisor de Cultura/Sesc Ler Surubim).
O ator nos leva a pensar, o quanto falamos de mais, porém não produzimos nada, quando o assunto é se posicionar diante da sociedade em que estamos inseridos. Provocando a todo instante o nosso eu pensante, será que não estamos agüentando todos a injustiças vivenciadas em nosso país, sem se quer questionar o porquê não se investe escolas de qualidade, com professores verdadeiramente valorizados, tornando-os assim, mas comprometidos com a formação cidadã.
Aproximadamente 100 pessoas assistiram ao espetáculo encenado pelo Dinho Limar Flor, o qual é filho natural da cidade pernambucana de Tacaimbó, agreste do estado.
Neste domingo (30), a Cia do Tijolo estará em Caruaru ás 20h, no teatro Rui Limeira Rosal/ Sesc do município.
Ao final quero parabenizar todos os envolvidos neste trabalho com tema tão impactante e bem a cara da realidade que estamos vivendo no nosso Brasil. Chega de tantos presídios, vão oportunizar ao ser humano condições dignas, para que se possa ter uma sociedade mais prospera e sem tantas desigualdades sociais.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro -29/07/2017
Envie suas noticias e denúncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-