O Centro de Artesanato de Pernambuco servirá de cenário para o novo espetáculo da Junina Flor da Vertente, com o tema: Ela e o Soldado

(Foto: Apresentação em Agrestina/PE)
Em seu segundo ano de participação no concurso de quadrilhas juninas promovido pela Rede Globo Nordeste, os quadrilheiros da Junina Flor da Vertente da cidade de Vertente do Lério no agreste setentrional de Pernambuco irão usar como cenário do seu espetáculo na edição de 2017, o Centro de Artesanato de Pernambuco, localizado no município de Bezerros/PE.

A quadrilha tem 21 anos de fundação, e nasceu do fomento de um grupo de alunos da Escola José Batista de Souza, tendo como coordenadora a professora de Danças Eudnice Barbosa. A Junina Flor da Vertente vem desenvolvendo um trabalho cultural, como o único grupo folclórico e popular do município de Vertente do Lério, interior do estado de Pernambuco.

O tema a ser trabalhado nos festejos juninos deste ano pelos quadrilheiros será “Ela e o Soldado” Um conto nosso. Contaremos um conto, onde o Soldado Zé passará o plantão na noite de São João. Essa noite ficará marcada pra toda sua vida. Pois nela, coisas sobrenaturais acontecem. Todas as peças criam vida, e por um encanto, o amor é declarado pelo boneco Narciso Mané Gostoso a Boneca da Sorte Esperança. Porém, o Soldado Zé se encanta com tamanha beleza de Esperança. Só que Carnavália, a boneca folia, quer atrapalhar esse romance entre o Mané Gostoso e a Boneca Esperança, por gostar dele. Nesse quatrilho surgem atrapalho para que o SIM de Esperança seja dito. Mas quem receberá o SIM, o Mané Gostoso ou o Soldado Zé ???

A Flor da Vertente retratará seus brincantes e produção como peças que compõe o acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco, destacando para as bonecas da sorte da cidade de Gravatá, o boneco Mané Gostoso, como brinquedo popular mais adquirido em festas populares do interior, o casal de Lampião e Maria Bonita de barro, a boneca folia Carnavália, dentre tantas outras peças. Com seu figurino funcional para a dança e tradução do tema, além de uma plástica impactante, com diversas aplicações, bem como a simplicidade da vida interiorana.

(Foto:Reprodução/Divulgação)
No seu repertório, será apresentando uma viagem musical que traduz a temática, dentro e fora do ciclo junino, bem como uma grande brincadeira lúdica na noite de São João. Resgatando os brinquedos populares, peças do acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco, personagens da nossa história e das estórias populares. A Junia Flor da Vertente preza pelo que seja nosso. Pernambuco de todos nós. Pernambuco que nós amamos. Afirmam.

O projeto coreográfico é assinado por Hallyson Melo.

Agora é só aguardar o inicio da temporada 2017, pra conferir de perto o espetáculo, sucesso meninos.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 23/05/2017

Envie suas noticias e denúncias para o E-mail:felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-