Surubim sediará I Fórum de Segurança Pública


Diante do clima de insegurança vivenciado pelos pernambucanos e de modo especial pelos Surubinenses. O blog Nossa Terra Surubim e a ONG Transparência Surubim, realizaram no dia 18 de março de 2017, o I Fórum de Segurança Pública na cidade do Surubim, no horário das 08h ás 17h30.

Há muitos equívocos no campo da segurança pública brasileira. Um exemplo é a falta de compreensão do que significa exatamente esse conceito, já que o artigo 144 da Constituição Federal, nunca regulamentado, não a define exatamente, limitando-se a dizer que ela é “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”. Aqui, um dos equívocos mais comuns: há quem pense que a palavra “Estado”, citada neste capítulo da Carta Magna, refere-se aos estados-membros da federação, quando, na verdade, o termo aqui designa o ente público, o governo, seja ele no âmbito da União, dos estados e dos municípios.

A partir dessa compreensão errônea, diz-se que a segurança pública é encargo dos estados, desconsiderando, desta forma, o papel dos municípios. A intensão do Fórum é discutir os problemas de Segurança Pública no município de Surubim, buscando encontrar soluções capazes de serem implementadas pelo município em conjunto com a população e sociedade civil organizada, aliando-se desta forma, às forças de segurança pública no combate à criminalidade.

Apresentação:

O Fórum de Segurança Pública será realizado no dia 18 de março de 2017 na cidade de Surubim/PE no Auditório da Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias e terá como tema principal “SEGURANÇA PÚBLICA: DEVER DO ESTADO, DIREITO E RESPONSABILIDADE DE TODOS” que promoverá um diálogo entre autoridades e profissionais de Segurança Púbica e áreas afins, em contexto municipal, priorizando temas que tragam visibilidade e soluções para a diminuição da violência no município estimulando o debate de propostas junto com a sociedade. Estimamos a participação de 500 pessoas, com uma programação composta por palestras.

Objetivo:

Despertar as autoridades para a necessidade de apresentar soluções para o problema da violência que marca o município; Mobilizar a sociedade para contribuir no combate à criminalidade ao lado dos órgãos de Segurançau Pública, naquilo que lhe couber; Sugerir a criação de um Conselho Municipal de Segurança Pública e a criação de centro deu monitoramento eletrônico.

PÚBLICO ALVO:

Sociedade; Autoridades Públicas; Estudantes; Profissionais de Segurança Pública e
Comerciantes.

Escrito por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 21/02/2017

Envie suas noticias e denuncias para o E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br -