Se não mudar a agenda, Michel Temer desembarca em Caruaru nesta sexta-feira (9)

O presidente Michel Temer (PMDB) agendou para a sexta-feira (9) uma visita ao principal novo reduto tucano no interior do Nordeste: Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
(Foto: Reprodução/Divulgação)
Do Jornal de Carauru.

Se confirmada, será a primeira visita à região e a agenda incluiria também Fortaleza, no Ceará. Apesar do ápice da crise política e dos rumores de cancelamento da viagem, a agenda ainda é considerada mantida nesta quarta (7) por auxiliares do presidente em Pernambuco – Temer conta com quatro ministros pernambucanos na equipe. Caruaru simboliza a principal vitória tucana no interior da região nas eleições 2016, com a prefeita eleita Raquel Lyra, filha do ex-governador João Lyra, também tucano.

Em Pernambuco, o PSDB cogita disputar uma vaga para o Senado e até mesmo a cadeira de governador, em 2018, com o ministro das Cidades, o tucano Bruno Araújo. E Caruaru é considerada a principal vitrine do desempenho eleitoral tucano, embora Raquel Lyra e seu pai, João Lyra, tenham se filiado ao partido em abril, depois de serem praticamente “expulsos” do PSB do governador Paulo Câmara.

Em 14 de junho, em meio ao impeachment, Temer chegou a agendar para aquela data o que seria a sua primeira visita ao Nordeste, como uma tentativa de reverter a forte impopularidade no principal reduto petista do País. Na época ele iria ao sertão pernambucano, visitar a transposição do Rio São Francisco.

Com a ida a Caruaru, Temer faria um gesto para Bruno Araújo, para o PSDB e também para a família Lyra, que prometem ter um papel renovado nas eleições 2018 em Pernambuco. Tanto que os tucanos, após terem os cargos no governo estadual pedidos de volta por Paulo Câmara, já são cortejados novamente pelo PSB.

Por Sérgio Ramos/Radialista e Blogueiro – 08/12/2016