Segurança: Estado segue na contra mão da razão

(Reprodução Google)
É assustador o quanto tem crescido o volume da violência e da criminalidade em nosso estado de Pernambuco. Mas lamentavelmente, o que vemos por parte do governo estadual através da Secretaria de Defesa Social (SDS), é muito markting (propaganda) e pouca ação.

Pois bem, trago aqui algumas ponderações de como os homens e mulheres de bem tem visto o aparato de segurança em seus municípios. Enquanto a bandidagem age desenfreadamente e muito bem armada, os homens e mulheres do bem que trabalham na tentativa de ofertar uma melhor segurança ao cidadão, desempenha o seu papel completamente sem condições de trabalho.

Como por exemplo: O 22º Batalhão de Policia Militar sediado no município do Surubim, assumiu mais dois municípios em sua área de cobertura por determinação do governo do estado, que atendeu pedido dos prefeitos de Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho, transformando esta decisão no que podemos denominar por “ Trocar Seis por Meia Dúzia”. Os municípios que receberam a cobertura do 22º BPM, podem até terem achado bom, pois antes dessa decisão, eles eram atendidos pelo batalhão de Santa Cruz do Capibaribe, e evidentemente que a resposta a um pedido de reforço policial demorava bem mais pra chegar, que agora sendo atendidos por policias de Surubim.

Acontece, que em compensação, não se aumentou o efetivo humano, bélico e muito menos de viaturas para locomoção dos policiais aos locais de ocorrência. Se não vejamos, o município de Vertente do Lério, agreste setentrional de Pernambuco, conta no destacamento local apenas com dois homens, como na maioria dos municípios do interior pernambucano, sem falar que há muito tempo, a cidade não conta com delegado titular no município, e como se não bastasse, os únicos militares que atuam no município vivem constantemente trabalhando a pé por falta de viaturas; o que podemos chamar de desigualdade de ação entre policia e bandido.

Penso que os policias devam rezar e ou orar para que não ocorra nenhuma ocorrência seria, ou os mesmos em havendo tais ocorrência “Deve mandar recardo para os bandidos, Esperem, que estamos chegando para prender vocês, pois estamos indo a pé”.

Esperamos que tanto os polícias, quanto a população pernambucana, de modo especial os de Vertente do Lério, sejam vistos com bons olhos pelo governo Paulo Câmara, e o tão propalado Pacto Pela Vida.

Porque quando da saída do último delegado do município, perguntamos ao ex – secretário de defesa social do estado, quando de sua vinda a Surubim acompanhando o governador, para um encontro na Escola Técnica Estadual Antonio Arruda de Farias (ETE) daquele município, porque iria sair o delegado da cidade de Vertente do Lério? Respondia-me ele a época: “Que um dos motivos seria a faltar de registros de homicídios no município”, então pergunto hoje, será que é preciso haver mortes para então contamos com delegado e uma policia mais bem equipada? Ou as outras ocorrências são insignificantes?

Com a palavra o governador do estado Paulo Câmara, e ou o secretário de Defesa Social Doutor Angelo Fernandes Gioia.

Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 06/11/2016