Professor Francisco Ivan (Chiquinho) é o mais novo cidadão de Vertente do Lério.

(Foto: Reprodução)
Em reunião realizada na tarde desta quinta feira (10) de novembro, a câmara  municipal, aprovou o projeto de Decreto Legislativo nº 001/2016 de autoria do vereador David Almeida (PTN), concedendo o titulo de cidadão do município de Vertente do Lério ao professor Francisco Ivan Nóbrega de Oliveira, o conhecido professor Chiquinho.

O mais novo e ilustre filho da terra do Ouro Branco, já havia sido homenageado pela municipalidade por meio da secretaria de cultura (SEMUC), no São João 2016, por sua contribuição com a cultura local, quando o mesmo retrata a historia desta cidade, através do folheto de cordel de sua autoria “Vertente do Lério e sua História”.

Agora os vereadores reconhecem o valor deste educador, o qual tem dedicado sua vida profissional, na contribuição com a educação e cultura do município, assim lhe outorga este titulo, o tornando filho da terra.

Conheça um pouco mais sobre o mais novo cidadão:

Francisco Ivan Nóbrega de Oliveira nasceu em Surubim, Pernambuco, em 23 de agosto  de 1965. É filho do casal paraibano Francisco Pedro de Oliveira (in memoriam) e Nazira Pereira da Nóbrega.

Em 1971, aos seis anos de idade, inicia sua vida estudantil no Grupo Escolar Lourenço Ramos, em Surubim.  Ainda na década de 70, por volta do ano de 1973, passa a  residir em Teixeira, na Paraíba. Nesta cidade, na Escola Estadual de 1º e 2º Graus “Sebastião Guedes da Silva”, em 1993, conclui o Ensino Médio.  Em 28 de maio de 1992, conclui o Curso Superior em Licenciatura Plena em Geografia, pela antiga FFP-Fundação Francisco Mascarenhas, atual FIP- Faculdades Integradas de Patos. Em 30 de outubro de 1999, conclui o Curso de Especializaçãoem Ensino de Geografia pela UFPE-Universidade Federal de Pernambuco. Nesta mesma instituição de ensino superior, em 2002, conclui o curso de Especialização em História de Pernambuco.  ainda nesta mema pmbém parovadral da Paraologia do Ambiental do ITEP. Em 2009, é aprovado no Mestrado Profissional em Tecnologia do Ambiental do ITEP- Instituto Tecnológico de Pernambuco, no Recife.  Em 2010,  no curso de Ciências Agrárias da UFPB- Universidade Federal da Paraíba. Ainda nesta Universidade, em  2010, é provado no curso de pós-graduação lato sensu, em Educação para Convivência com o Semiárido Brasileiro.

No campo cultural, tem sua poesia “O Sonho da Criança Brasileira” publicada na capa da revista Mundo Jovem, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, (Ano 30, edição nº238, de outubro/1992, título: “América Latina: um modelo de desenvolvimento que esqueceu a pessoa humana”).  Em novembro de 2001, tem seu artigo “Extração do Minério Calcário e seus Impactos Ambientais no Município de Vertente do Lério-PE”, publicado no livro do IX Simpósio de Geografia Física Aplicada, pela Editora Universitária da UFPE, Recife.  Em 2013, publica pela Pantera Cordelaria, do Recife, seu primeiro cordel “ Vertente do Lério e sua História”. 

Como professor, ministrou aulas pela UPE-Universidade Federal de Pernambuco, em 2001, em Nazaré da Mata, no PROGRAPE-Programa Especial de Graduação em Pedagogia, com a disciplina Conteúdo e Metodologia de Geografia no Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série.  Em Surubim, lecionou em instituições públicas e privadas de ensino, como: Colégio Marista Pio XII, Colégio Nossa Senhora do Amparo, Escola Estadual Severino Farias, Escola Ana Faustina e Escola Maria Cecília.

Como servidor público municipal da prefeitura de Vertente do Lério, Pernambuco, desde o ano de 1994; atualmente, leciona as disciplinas de Geografia e História nas escolas municipais: São José, do distrito do Tambor, e José Batista de Souza, no distrito-sede.

Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 10/11/2016
E-mail:felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-