Dr. Valdi critica secretário por atraso em compra de trator para agricultores de Maraial.

Da Alepe.

COBRANÇA – Parlamentar apresentou emenda ao Orçamento
para que máquina fosse adquirida pela Secretaria de Agricultura
 e Reforma Agrária. Foto: Henrique Genecy
A lentidão na compra de um trator em favor de entidade de agricultores familiares de Maraial, na Mata Sul, provocou duras críticas do deputado Dr. Valdi (PP) à gestão da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Em discurso no Plenário, na terça (1º), o parlamentar afirmou que o titular do órgão, Nilton Mota, “além de mentiroso, é inoperante”.

Os recursos para a aquisição do maquinário, R$ 120 mil, são originados de emenda do progressista ao orçamento da Secretaria, mas relatório da execução das emendas, obtido pelo deputado, indica que a despesa não foi efetivamente paga. Mota teria prometido a entrega do equipamento em 120 dias, após informar a representantes dos trabalhadores rurais que o procedimento de aquisição já havia sido concluído, segundo relatou Dr. Valdi.

“O secretário mentiu para os representantes dos agricultores. Em Maraial está todo mundo pensando que o trator vai chegar, mas o recurso não está sequer empenhado”, disse. “Fui pessoalmente falar com Nilton Mota no ano passado. Ele me disse que eu poderia apresentar a emenda, que a Secretaria iria licitar, comprar a máquina e entregar aos agricultores”, explicou.
Dr. Valdi lembrou que os créditos incorporados ao Orçamento de Pernambuco pelos deputados são de execução obrigatória. Cada parlamentar pôde reservar em 2015 para ser aplicado em 2016 até R$ 1,4 milhão das receitas estaduais para ações governamentais ou entidades privadas sem fins lucrativos.

“É uma máquina de grande utilidade para os agricultores familiares de Maraial. O secretário descumpre aConstituição e mente para uma classe sofrida”, apontou o progressista. “Se até dezembro isso não estiver empenhado, vou convidar os trabalhadores a virem até aqui para ouvirmos o que Nilton Mota tem a dizer”, anunciou. 

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 03/11/2016