quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Dia do Poeta: Parabéns a todos os Poetas e Poetisas.

Postado por: Dc Sergio Ramos  
Marcador:
06:57

(Poeta Klebson Oliveira)
Hoje não oficialmente é comemorado o Dia do Poeta, e o blog em nome do poeta casinhense Klebson Oliveira, vem a publico parabenizar todos os poetas e poetizas deste Brasil a fora.

Poderia destacar vários nomes da poesia, mas entre esses tantos, optei por destacar um jovem simples, que vem lutando na região com muita humildade para fazer permanecer viva a cultura popular, por meio da poesia (Literatura de Cordel) e porque não falar do Mamulengo também. Parabéns poeta Klebson.

Pesquisando um pouco mais sob o Dia do Poeta, encontramos algumas informações ás quais descremos aqui, com objetivo de repassar ao nossos leitores, conhecimento sobre o Dia e sob os artistas que se dedicam a poesia, seja elas; Escritas e ou Declamadas.

Ainda podemos falar sob a poesia de viola e da embolada, realizadas por homens e mulheres, que ao som da viola e do pandeiro, levam ao publico as poesias de improviso.

Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro.
Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.
O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais.
Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.
Origem do Dia do Poeta
O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extraoficial, ou seja, não há uma lei que oficialize  (20) de outubro como Dia do Poeta no país.
Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.
A data homenageia e lembra este momento ímpar para os poetas do Brasil.

Curiosidades sobre o Dia da Poesia

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.
Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.
Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial.
A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.
Saiba mais sobre o Dia Nacional da Poesia.
Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

Com informações Calendarr Brasil..
Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 20/10/2016


Sobre o autor do Blog

Sérgio Ramos é Casado, pai, Radialista e Diácono evangélico, Militante do meio Radiofônico.Iniciou a profissão na Rádio cultura do nordeste S/A Caruaru - PE

Visualizações

Seguidores

FAÇA SUA DENUNCIA

FAÇA SUA DENUNCIA
Promotoria de Justiça – 3624-1956 Conselho Tutelar Surubim -3634-4656 S D S de Surubim – 3634-2710 Delegacia de Surubim – 3624-1974 Delegacia da Mulher – 3624-1983
back to top