Eleições 2016: 34ª zona realiza preparação das urnas para recepcionar votos em 02 de Outubro.

(Foto arquivo do Blog)
Na manhã e tarde desta quarta feira (21), foi realizada nas dependências do cartório da 34ª zona eleitoral em Surubim. Uma equipe de técnicos trabalhou por meio da operação, feita urna a urna, inserindo todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos. Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário pré-determinados.

No caso de Vertente do Lério, apenas o representante da coligação Frente Popular de Vertente do Lério, que tem como candidato a reeleição o prefeito Daniel Almeida, e o representante do Partido Progressista (PP), que tem Ângela Sales concorrendo como candidata a prefeita compareceram para acompanhar os trabalhos, visto que a coligação Juntos Somos Mais Fortes do postulante ao cargo de Prefeito Renato Sales, não enviou representante.

(Foto arquivo do Blog)
Todo o processo de preparação das urnas dos três municípios que compreende a 34ª zona, Surubim, Casinhas e Vertente do Lério, foi realizado na presença de advogados, representantes das coligações e do promotor de justiça eleitoral doutor Garibaldi Cavalcante Gomes da Silva e do juiz eleitoral Joaquim Francisco Barbosa.

Já no dia das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza uma auditoria por amostragem das urnas eletrônicas, conhecida como Votação Paralela. Quatro urnas são sorteadas entre todas as seções eleitorais do Estado e, em paralelo à votação oficial, votos previamente preenchidos em cédulas são digitados nas máquinas. Ao final, o resultado verificado na totalização dos computadores deve coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimo na votação das urnas eletrônicas. As seções correspondentes às urnas sorteadas para Votação Paralela têm novas urnas preparadas para viabilizar a votação dos respectivos eleitores.
(Foto arquivo do Blog)


Acesse 
aqui o cronograma de preparação de urnas em Pernambuco.
Com informações do TRE - PE
Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 21/09/2016