Diana Câmara, presidente do Ideppe, Abriu o I Seminário Integrado Eleições 2016 em Caruaru.

Blog Jonata Daniel.
(Foto; Divulgação/Reprodução)
O Centro de Convenções Djalma Farias Cintra, em Caruaru, foi palco do I Seminário Integrado Eleições 2016 realizado pelo Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco, o Ideppe. O tema geral é “O olhar do Tribunal de Contas e da Justiça Eleitoral sobre a Inelegibilidade”. A presidente do Ideppe, Diana Câmara, abriu o evento que contou com a participação do ministro do TSE, Henrique Neves.

Em seu discurso, Diana Câmara prestigiou a presença de advogados, juízes, integrantes do Ministério Público, do Tribunal de Contas de Pernambuco e do Tribunal Regional Eleitoral e falou sobre a importância desta discussão em um ano marcado por várias mudanças nas regras eleitorais do país: “Os temas escolhidos para debate neste seminário objetivam o enriquecimento da percepção da Justiça Eleitoral a respeito das deliberações, conceitos e procedimentos adotados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, assim como que este venha a aprofundar-se sobre a compreensão e entendimento de um dos destinatários de suas deliberações e pareceres que é a Justiça Eleitoral e aprimore ainda mais o exercício das funções que, com tanto brilho, eficiência e reconhecimento social desempenha.

A primeira palestra foi do ministro do TSE Henrique Neves que teve como tema “Justiça Eleitoral: a inelegibilidade do candidato advinda da reprovação de contas”. Ele enfatizou a pertinência deste evento idealizado pelo Ideppe: “Seminários como este são importantes porque atualizam as pessoas sobre o assunto, afinal, sempre há uma modificação da legislação ou da interpretação e todas as matérias, a cada eleição, acabam gerando dificuldades ou dúvidas. Então, os debates acerca desses temas auxiliam as pessoas a se atualizarem para que possam discutir e terem uma certeza maior sobre a impugnação ou não do candidato”.
 
(Foto; Denize Oliveira)
À tarde, mais dois painéis: “Tribunal de Contas do Estado: contas julgadas irregulares”, com a participação do procurador Geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, e do conselheiro Dirceu Rodolfo, e “Ação de impugnação ao registro de candidatura” que teve palestras com o procurador eleitoral Antônio Carlos Barreto, e de Erick Wilson Pereira, advogado e presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral do Conselho Federal. O evento se encerrou por volta das 18h.

Por Sérgio Ramos/Reporter e Blogueiro – 13/08/2016