Documentando promove oficinas audiovisuais em PE. Vertente do Lério, está entre os municípios que receberam as oficinas.

Do Verbo Assessoria de Comunicação.

(Documentando)
Uma iniciativa que pretende aproximar jovens do gênero documentário, incentivando assim a produção de vídeos e a circulação de obras em festivais. É esse o objetivo do “Documentando”, projeto desenvolvido pelo cineasta Marlom Meirelles – com anos de experiência na área e filmes exibidos em mais de dez países e 80 festivais pelo mundo – que inicia sua terceira edição na próxima segunda-feira (18), em Santa Cruz do Capibaribe.
Além do município citado, este ano, até dezembro, o projeto leva a oficina de vídeo para outras 14 cidades pernambucanas, entre elas, Garanhuns, Fernando de Noronha, Petrolina, Salgueiro, Ipojuca, Vertente do Lério e Recife. Vale ressaltar que a participação dos jovens é gratuita.
Nas aulas, lições teóricas e práticas sobre cinema, com a realização de documentários captados em vídeo digital. A ideia é tornar os participantes aptos para atuar nas áreas da direção, fotografia, roteiro, produção, sonoplastia e edição. Além disso, os alunos também desenvolverão pesquisas nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.
Para propiciar a construção de um novo repertório audiovisual, os participantes terão acesso a um panorama geral sobre o cinema documental, seus principais diretores, movimentos cinematográficos e a exibição de uma grande variedade de obras. Cada oficina terá 24 horas de aula. Além dos encontros presenciais, o “Documentando” oferecerá ainda algumas atividades virtuais, como videoaulas e palestras de profissionais da área, os temas das conversas passarão por experiências, oportunidades de inserção no mercado, distribuição de filmes, entre outros.
Marlom Meirelles. Foto: Ana Melo
O projeto, realizado pela Eixo Audiovisual, através do incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco, se torna ainda mais inclusivo ao não exigir que os participantes possuam qualquer conhecimento prévio sobre cinema. Para participar, basta que o interessado seja natural da cidade beneficiada ou de cidades circunvizinhas. “Durante a oficina, todos têm acesso a informações cruciais sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção, além de conhecerem as técnicas básicas de captação e edição de vídeo”, explica Marlom, que participou no ano passado do Festival Internacional de Documentários de Amsterdam (IDFA) e também atua como jurado do festival internacional Top Shorts. Ele, que se formou na segunda turma de cinema do Norte/Nordeste, trabalha com formação audiovisual em várias instâncias.
Para encerrar com categoria as lições, ao fim de cada oficina os estudantes devem apresentar um documentário com duração de 5 a 10 minutos que aborde aspectos sócio-culturais e históricos dos municípios. A temática é livre e escolhida através de exercícios coletivos.
O projeto entra em sua terceira etapa com a pretensão renovada de estimular a consciência de que o cinema é um instrumento de construção da realidade e permitir que os alunos observem as possibilidades de abordagem, dispositivos, temas e processos de trabalho”, diz Marlom. As primeiras – e bem sucedidas – edições do projeto beneficiaram cerca de 600 estudantes. Isso permitiu que se observasse a existência de uma demanda crescente de jovens curiosos em relação ao universo audiovisual, sobretudo na comunidade escolar. “A terceira temporada vem para dar continuidade a esta ação fomentadora, atendendo a um número mais expressivo de municípios e participantes”, conclui.
Programação:
JULHO – 18 a 23
Santa Cruz do Capibaribe, das 19h às 22h
Local:  Casa das Juventudes. Rua São Paulo, 711, bairro de Santa Tereza
JULHO – 25 a 29
Garanhuns, das 14h às 17h
Local: Casarão dos Pontos de Cultura. Ao lado do Euclides Dourado. Escola Estadual Henrique Dias
AGOSTO – 08 a 13
Afogados da Ingazeira
Local a ser definido pela Coordenadoria de Audiovisual da Fundarpe
AGOSTO – 15 a 21
São José do Egito, das 19h às 22h
Centro de Inclusão Digital. Rua Coronel Inácio Valadares, s/n, Centro
29 de AGOSTO a 03 de SETEMBRO
Fernando de Noronha, das 19h às 22h  
SETEMBRO – 12 a 17
Vicência, das 19h às 22h
Local: Associação Quilombola de Trigueiros. Rua João Gomes, s/n, Trigueiros, Vicência/PE, CEP: 55850-000
SETEMBRO – 19 a 22
Bezerros, das 7h30 às 11h30
Local: Colégio Nossa Senhora das Dores. Rua do Rosário, 96, Bezerros – PE, 55660-000
OUTUBRO – 10 a 15
Petrolina, das 14h às 18h
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Rua Coronel Amorim, 76 – Centro – Petrolina – PE – Brasil / CEP: 56.302-320
OUTUBRO – 17 a 22
Bodocó
Local:  SESC Ler
OUTUBRO – 24 a 29
Exú, das 7h30 às 11h30
Escola Estadual São Vicente de Paula. Rua Amália Soares, Centro
31 de OUTUBRO a 05 de NOVEMBRO
Petrolândia, das 19h às 22h
Local:  Centro Cultural Hidelbrando Menezes. Avenida dos Três Poderes, s/n, Centro
NOVEMBRO – 07 a 12
Salgueiro, das 14h às 18h
Local: Casa da Cultura. Rua Raimundo de Sá, s/n, bairro de Santo Antônio
NOVEMBRO – 14 a 19
Ipojuca, das 19h às 22h
Local: Secretaria de Cultura de Ipojuca. Rua Beijupirá, s/n, Porto de Galinhas, Ipojuca/PE. CEP: 55590-000
NOVEMBRO – 21 a 26
Vertente do Lério
Local: Escola José Batista de Souza – Centro da Cidade
28 de NOVEMBRO a 03 de DEZEMBRO
Recife, das 14h às 18h.
Local: CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

O calendário de oficinas está sujeito a alterações. Por favor, entrar em contato com a equipe de produção do projeto DOCUMENTANDO para confirmar a realização das atividades.         
Fone: (81) 99994-0738 ou 98786-6958 / Email: eixoaudiovisual@gmail.com
Documentários realizados em edições passadas:
QUADRADO / Filmado em Triunfo
Quadrado é um artista cego, que trabalha fazendo os relhos, aqueles objetos típicos dos Caretas, que são famosos no carnaval da região. Link: www.youtube.com/watch?v=m6uVOYjfj0g
PODE ENTRAR / Filmado no Recife Abrimos as portas do Cinema São Luiz para pessoas que nunca haviam entrado nele. As reações são incríveis! Link: www.youtube.com/watch?v=mc2z1g-GOhM
SOBRE DUAS RODAS / Filmado em Taquaritinga do Norte
Uma série de entrevistas com moto-taxistas. Eles falam sobre as mais diversas curiosidades da profissão! Link:www.youtube.com/watch?v=YouU7rqDQPw
CARTAS NA MESA / Filmado no Recife, durante o I Festival da Diversidade Sexual
Os próprios alunos relatam sobre como aconteceu a descoberta da sexualidade. Link: www.youtube.com/watch?v=yLpoLNsKm1w

Contatos – Assessoria de imprensa:

Lula Portela
81. 99976.6847 – 3031.3351 / lula@verbo.com.br

Anninha Cavalcanti

81. 98884.9097 / verbo@verbo.com.br


Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 15/07/2016