domingo, 12 de junho de 2016

Hoje tem a tradicional Dança da Bolinha em Vertente do Lério.

Postado por: Dc Sergio Ramos  
Marcador:
04:31

Conforme divulgação da secretaria de cultura do município (SEMUC) em parceria com o governo municipal na pessoa do Prefeito Daniel Almeida (PT), neste domingo (12) acontece tradicional Dança da Bolinha em seu salão de habitual, localizado a Rua Clóvis José de Lima, ao lado da prefeitura no centro da cidade.

Tendo prosseguimento nos dias 23 e 28 de junho, toda população do município e outras cidades vão poder se divertir dançando, no Santo Antônio, São João e São Pedro na Dança da Bolinha. 

A festa do São da Música e da Literatura começa às 21h e encerra às 02h da manhã.

De acordo com a portaria nº 001/2016 da secretaria de defesa social do estado de Pernambuco, que considera a necessidade de promover o fiel cumprimento da Lei14.133/2010, versando a respeito dos festejos juninos públicos ou privados, devem ter inicio durante o dia, das 10h às 17h e, a noite será das 21h às 02h impreterivelmente. Não se pode passar do horário, sobre pena de sofrer as sanções cabíveis. 

Desde que se iniciou essa administração em 2013, todos os anos seguintes prestam-se homenagem no período junino a pessoas que contribuíram ou contribui com a difusão da cultura local por diversas manifestações culturais. Este ano em justa e merecida homenagem, a secretária de cultura de forma conjunta com o governo municipal e demais secretarias reconhecem a contribuição por cidadãos a nossa história e nossa cultura, homenageando os professores: Francisco Ivan Nóbrega Oliveira (Chiquinho) e José Carlos da Silva (Preto), este último com residência na sede da cidade. Além do senhor Veneziano Saraiva da Cruz, conhecido por seu Venezio. O mesmo toca um instrumento chamado pífano, e mora na comunidade rural do município. 

Esta simples homenagem da municipalidade aos professores é pela contribuição dada pelos dois na evolução do aprendizado escolar, mas não só por isto, e sim, por seus talentos em retratar a história da cidade em forma de literatura de cordel. Entre as coisas escritas por Francisco Ivan estar o cordel “ Vertente do Lério e sua história”, já o professor José Carlos (preto), retrata em cordel a tradicional Dança da Bolinha” nos ajudando assim, a construir um pequeno acervo (memória escrita), a qual é uma carência deste município contar com um registro de sua cultura.

Escrito Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 12/06/2016


Sobre o autor do Blog

Sérgio Ramos é Casado, pai, Radialista e Diácono evangélico, Militante do meio Radiofônico.Iniciou a profissão na Rádio cultura do nordeste S/A Caruaru - PE

Visualizações

Seguidores

FAÇA SUA DENUNCIA

FAÇA SUA DENUNCIA
Promotoria de Justiça – 3624-1956 Conselho Tutelar Surubim -3634-4656 S D S de Surubim – 3634-2710 Delegacia de Surubim – 3624-1974 Delegacia da Mulher – 3624-1983
back to top