Hoje tem Dança da Bolinha em Vertente do Lério

(Foto: Divulgação)
A secretária de cultura (SEMUC) em parceria com a prefeitura dão sequencia aos seus festejos juninos 2016 na sede do município, com a Dança da Bolinha, que acontece em seu salão de habitual, localizado a Rua Clóvis José de Lima, ao lado da prefeitura no centro. Hoje 28 de junho, toda população do município e outras cidades vão poder se divertir dançando, na Dança da Bolinha neste São Pedro.

De acordo com a portaria nº 001/2016 da secretaria de defesa social do estado de Pernambuco, que considera a necessidade de promover o fiel cumprimento da Lei14.133/2010, versando a respeito dos festejos juninos públicos ou privados, devem ter inicio durante o dia, das 10h às 17h e, a noite será das 21h às 02h impreterivelmente. Não se pode passar do horário, sobre pena de sofrer as sanções cabíveis. 

A secretária de cultura de forma conjunta com o governo municipal e demais secretarias reconhecem a contribuição dada por cidadãos a nossa história e nossa cultura, homenageando os professores: Francisco Ivan Nóbrega Oliveira (Chiquinho) e José Carlos da Silva (Preto), este último com residência na sede da cidade. Além do senhor Veneziano Saraiva da Cruz, conhecido por seu Venezio. O mesmo toca um instrumento chamado pífano, e mora na comunidade rural do município.
  
Uma homenagem da municipalidade aos professores é pela contribuição dada pelos dois na evolução do aprendizado escolar, mas não só por isto, e sim, por seus talentos em retratar a história da cidade em forma de literatura de cordel. Entre as coisas escritas por Francisco Ivan estar o cordel “ Vertente do Lério e sua história”, já o professor José Carlos (preto), retrata em cordel a tradicional Dança da Bolinha” nos ajudando assim, a construir um pequeno acervo (memória escrita), a qual é uma carência deste município contar com um registro de sua cultura.

Escrito por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 28/06/2016