E o arrasta pé segue firme no São João da Música e Literatura de Vertente do Lério, em homenagem aos professores: Francisco Ivan, José Carlos e o músico (Agricultor) Veneziano Saraiva.

Na próxima quinta feira (23) a secretária de cultura (SEMUC) em parceria com a prefeitura dão sequencia aos seus festejos juninos 2016 na sede do município, depois da grandiosa festa realizada no distrito do Tambor no último dia (11) com Forró do Kilo e Bruno Fagundes. Dentro da programação do São João da música e literatura teremos no centro da cidade as seguintes atrações: Forró dos Bossas e Rogério Lima no palco principal da festa. Antes do Inicio dos shows, os homenageados deste ano serão apresentados ao público presente.

Os shows começam às 21h e encerram às 02h em ponto.


a tradicional Dança da Bolinha acontece em seu salão de habitual, localizado a Rua Clóvis José de Lima, ao lado da prefeitura no centro. Nos dias 23; e 28 de junho, toda população do município e outras cidades vão poder se divertir dançando, no São João e São Pedro na Dança da Bolinha. 

De acordo com a portaria nº 001/2016 da secretaria de defesa social do estado de Pernambuco, que considera a necessidade de promover o fiel cumprimento da Lei14.133/2010, versando a respeito dos festejos juninos públicos ou privados, devem ter inicio durante o dia, das 10h às 17h e, a noite será das 21h às 02h impreterivelmente. Não se pode passar do horário, sobre pena de sofrer as sanções cabíveis. 

Desde que se iniciou essa administração em 2013, todos os anos seguintes prestam-se homenagem no período junino a pessoas que contribuíram ou contribui com a difusão da cultura local por diversas manifestações culturais. Este ano em uma justa e merecida homenagem, a secretária de cultura de forma conjunta com o governo municipal e demais secretarias reconhecem a contribuição por cidadãos a nossa história e nossa cultura, homenageando os professores: Francisco Ivan Nóbrega Oliveira (Chiquinho) e José Carlos da Silva (Preto), este último com residência na sede da cidade. Além do senhor Veneziano Saraiva da Cruz, conhecido por seu Venezio. O mesmo toca um instrumento chamado pífano, e mora na comunidade rural do município.
  
Esta simples homenagem da municipalidade aos professores é pela contribuição dada pelos dois na evolução do aprendizado escolar, mas não só por isto, e sim, por seus talentos em retratar a história da cidade em forma de literatura de cordel. Entre as coisas escritas por Francisco Ivan estar o cordel “ Vertente do Lério e sua história”, já o professor José Carlos (preto), retrata em cordel a tradicional Dança da Bolinha” nos ajudando assim, a construir um pequeno acervo (memória escrita), a qual é uma carência deste município contar com um registro de sua cultura.

Escrito Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 18/06/2016