Bruno Fagundes e Forró no Kilo dão inicio ao arrasta pé no São da Música e Literatura. É neste sábado dia 11 no Tambor.

(Reprodução/Divulgação)
A secretária de cultura (SEMUC) em parceria com a prefeitura inicia os seus festejos juninos 2016 no distrito do Tambor. Dentro da programação do São João da música e literatura teremos as seguintes atrações: Bruno Fagundes e Forró do Kilo.

Os shows começam às 21h e encerra às 02h em ponto.

Já no domingo (12) conforme divulgação da secretaria de cultura (SEMUC) em parceria com o governo municipal na pessoa do Prefeito Daniel Almeida (PT), confirmam que haverá a tradicional Dança da Bolinha acontece em seu salão de habitual, localizado a Rua Clóvis José de Lima, ao lado da prefeitura no centro da cidade.
Nos dias 12; 23; e 28 de junho, toda população do município e outras cidades vão poder se divertir dançando, no Santo Antônio, São João e São Pedro na Dança da Bolinha. 
De acordo com a portaria nº 001/2016 da secretaria de defesa social do estado de Pernambuco, que considera a necessidade de promover o fiel cumprimento da Lei14.133/2010, versando a respeito dos festejos juninos públicos ou privados, devem ter inicio durante o dia, das 10h às 17h e, a noite será das 21h às 02h impreterivelmente. Não se pode passar do horário, sobre pena de sofrer as sanções cabíveis. 
Desde que se iniciou essa administração em 2013, todos os anos seguintes prestam-se homenagem no período junino a pessoas que contribuíram ou contribui com a difusão da cultura local por diversas manifestações culturais. Este ano em justa e merecida homenagem, a secretária de cultura de forma conjunta com o governo municipal e demais secretarias reconhecem a contribuição por cidadãos a nossa história e nossa cultura, homenageando os professores: Francisco Ivan Nóbrega Oliveira (Chiquinho) e José Carlos da Silva (Preto), este último com residência na sede da cidade. Além do senhor Veneziano Saraiva da Cruz, conhecido por seu Venezio. O mesmo toca um instrumento chamado pífano, e mora na comunidade rural do município.  
Esta simples homenagem da municipalidade aos professores é pela contribuição dada pelos dois na evolução do aprendizado escolar, mas não só por isto, e sim, por seus talentos em retratar a história da cidade em forma de literatura de cordel. Entre as coisas escritas por Francisco Ivan estar o cordel “ Vertente do Lério e sua história”, já o professor José Carlos (preto), retrata em cordel a tradicional Dança da Bolinha” nos ajudando assim, a construir um pequeno acervo (memória escrita), a qual é uma carência deste município contar com um registro de sua cultura.

Escrito Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 09/06/2016