Quase 20 grupos já realizaram pré-inscrição para o Festival de Quadrilhas de Agrestina. Flor da Vertente está entre os grupos confirmados.

(Foto: Adriano Monteiro)
Mesmo antes da abertura das inscrições oficiais para o 8° Festival de Quadrilhas Juninas de Agrestina, 18 grupos já enviaram dados para reservar espaço na disputa. O evento acontecerá entre os dias 18 e 25 de junho e apesar de ter disponibilizado apenas 20 vagas, a organização manterá um cadastro de reserva, para caso de desistência. Até o momento, há representantes de cidades como Casinhas, Tamandaré, Santa Cruz do Capibaribe, Vertente do Lério, Ibimirim, Brejão, Caruaru, Limoeiro, Goiana, Bonito, São Caetano, Pesqueira, Olinda e Catende, todas em Pernambuco. De Alagoas, está pré-inscrita uma representante da cidade de Barra de Santo Antônio. Os cadastros, gratuitos, serão aceitos apenas através do e-mail oficial da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude.

O Festival de Quadrilhas Juninas de Agrestina já vem se tornando tradicional entre os eventos do tipo no interior de Pernambuco. Em 2015, 18 grupos participaram, saindo vencedores Molecodrilha, de Caruaru (1º lugar); Levanta Poeira, de Ibimirim (2º lugar) e Flor do Bairro, de Feira Nova (3º lugar). Também foram premiadas a Sanfonear (Tamandaré), Alpargatas de Virgulino (Casinhas), Pé de Moleque (Bonito) e Pisa na Brasa (Tacaimbó).

Este ano, serão duas eliminatórias, nos dias 18 e 19 de junho, com 10 grupos se apresentando em cada dia. Entre estes, serão escolhidos os 6 melhores que se enfrentarão na final marcada para o dia 25 de junho. As vencedoras disputam do primeiro ao terceiro lugar com premiação em dinheiro (com valores a divulgar). Em 2015, a beleza dos dias de forró renderam até mesmo uma exposição do fotógrafo Adriano Monteiro, realizada em Caruaru.

As inscrições serão realizadas oficialmente de 20 de abril a 20 de maio, com sorteio de ordem de apresentação a ser realizado no dia 25 de maio e divulgado pelo site e fanpage oficial da Prefeitura. O Festival é uma realização da Prefeitura de Agrestina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Para mais informações e para a solicitação do regulamento, os interessados devem entrar em contato através do telefone: (81) 3744-1103 (Ramal 230) ou pelo e-mail: sctjagrestina@gmail.com.


Fonte: Texto: Edméa Ubirajara/Prefeitura
Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 18/04/2016