Desfile Cívico e Cultural Marcará o 24º Aniversário de Vertente do Lério (Cidade do Ouro Branco)

(Foto Divulgação)
O município prepara – se para comemorar os 24 anos de sua emancipação política nesta sexta feira (02) de Outubro, e o governo municipal através das secretarias de educação e cultura, estar nos preparativos finais para realização das comemorações alusivas ao aniversário da cidade, com uma programação que inicia com uma alvorada por volta das 5h da manhã, e a partir das 15h acontecerá um desfile cívico e cultural.

Esse ano as comemorações contará com a presença de Militares do Exército Brasileiro, representado por pelotão do Tiro de Guerra 07/014 vindos da cidade de Caruaru/PE, os quais saíram em macha da academia das cidades pelas principais vias do centro fazendo a abertura do desfile, e ás às escolas do município, do estado e convidadas se concentrarão nas imediações do posto de saúde da sede e saíram perfilando pelas principais ruas do centro e tem sua culminância na Praça Severina Barbosa de Sales (Praça da Bíblia).

Ás principais vias próximas à prefeitura, vão ser interditadas já às 15h, com objetivo de oferecer mais comodidade e segurança para todos, tantos aos que estarão desfilando, quanto às pessoas que vão prestigiar o evento de civismo da cidade.

Com base no projeto de lei nº 389/2013 aprovado pela câmara municipal por meio da propositura do vereador David Pereira de Almeida e sancionado pelo prefeito Daniel Almeida, o dia 1º passou a ser ponto facultativo.

O projeto em seu Art. 1º Diz: Fica instituído ponto facultativo no dia 1º de Outubro, ficando o chefe do poder executivo autorizado a emitir decreto com esta finalidade.

Segundo o vereador David Almeida, este ponto facultativo é uma forma de prestar uma homenagem ao ex-professor e diretor da escola Justa Barbosa de Sales, Vandoelson Assis, um homem que lutou muito em busca de melhorias para educação do município e contribui assim, para que sua história não seja esquecida ao longo do tempo.

O professor Vandoelson Assis de Oliveira, à época com 38 anos de idade, foi assassinado com dois tiros de revolver a queima roupa, efetuados por dois homens  armados e de capacetes, em uma moto de pequeno porte em frente à casa onde morava sozinho, por volta das 22h15min do dia (01) de Outubro de 2003.

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 01/10/2015