Dança da Bolinha entra no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco

No ano de 2013, o prefeito Daniel Almeida da cidade de Vertente do Lério/PE, criou o dia municipal da dança da bolinha, visando da mais visibilidade á esta dança de tradição familiar, que a mais de 80 anos acontecer nas fogueiras dos santos dos festejos juninos e no último sábado do mês de Julho, e agora entra no calendário de eventos do nosso estado, através do projeto do deputado Henrique Queiroz, conforme redação a baixo:

Projeto de lei Ordinária N° 301/2015 Ementa: De autoria do deputado Estadual Henrique Queiroz, Institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, a Dança da Bolinha, evento de cunho cultural e histórico do Município de Vertente do Lério.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO DECRETA: Art. 1º Fica instituído, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, a Dança da Bolinha, no dia 15 de maio, evento de cunho cultural e histórico do Município de Vertente do Lério - PE.
 Art. 2º O evento descrito no caput do artigo anterior não será considerado feriado civil. Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 Justificativa Preservar, resgatar e manter as manifestações artísticas de um povo é propagar a história viva da cultura de uma população.

O município de Vertente do Lério é marcado por diversos movimentos populares como no carnaval com a Folia do Zé Pereira, e no período junino as quadrilhas matutas, bacamartes e principalmente a Dança da Bolinha. A Dança da Bolinha é uma tradição que só existe naquele município e surgiu por volta de 1930, no período junino, trazida pelos antepassados de “Dona Brígida”. A dança teve origem na roda de coco, no Sítio Alto Vermelho, na casa da família de Brigida Cabral da Silva “Dona Briza” em homenagem aos santos da época junina.

Com o passar do tempo foi chamada uma banda de pífano, que criou o ritmo da bolinha, a Banda de pífano Dois Irmãos, cujo responsável é o senhor Geovane Pereira da Silva “Seu Vane”, residente no Sítio Pau Santo, na cidade de Santa Maria do Cambucá, e só eles dominam esse ritmo. Dona Luzinete, filha de dona Briza e principal responsável por dar continuidade a essa cultura, desconhece o porquê da dança se chamar “bolinha”.

A festa acontece quatro vezes ao ano, nas comemorações de São Antônio, São João, São Pedro e no último sábado de julho, reservado às festividades de Nossa Senhora de Santana e é gratuita. No ano de 1952, diante de uma seca muito grande, “dona Briza” mudou-se com sua família do sítio para a cidade de Vertente do Lério, comprou sua casa e passou a fazer as festas em seu quintal, que ficou conhecido como “Salão da Bolinha”. Em 2013, foi oficializado pelo prefeito o dia 15 de maio como o “Dia Oficial da Bolinha”.

O presente Projeto tem por objetivo não deixar morrer o sonho de dona Brígida, e de todos os moradores de Vertente do Lério-PE, de que a “Dança da Bolinha” seja difundida em toda região e instituída no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco. Sala das Reuniões, em 29 de junho de 2015.

o projeto de lei nº 301 de julho de 2015, foi publicado no diário oficial nesta quarta feira 01/07.



Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 02/07/2015