Dança da Bolinha: Em breve Lançamento Oficial em Cordel

Com muita alegria recebemos exemplares do trabalho em cordel, retratando a história da cultura mais tradicional de Vertente do Lério, à Dança da Bolinha, este é um trabalho que acabamos de ler, e podemos afirmar que ficou interessante à forma simples com que o autor José Carlos da Silva, nosso conhecido e amigo “Preto”, destaca essa dança que ultrapassa décadas.

O autor ressalta; não ser ele cordelista consagrado, porém vem deforma bela enriquecer com maestria à cultura local.

Em suas palavras, J. Carlos traz para todos nós registro não apenas da Dança da Bolinha, mais faz relembrar de outras pessoas como: O senhor Amaro Bascui, que saia de Santa Cecília na Paraíba, e a bolinha era o seu rumar.

Enfim, só me resta registrar os parabéns ao J. Carlos e também ao Francisco Ivan Nóbrega de Oliveira (professor Chiquinho), o qual de igual forma, conta um pouco da História do município em sua literatura “Vertente do Lério e Sua História”, sei que essas ricas contribuições para à cultura deste, não se resume a esses dois cordéis, mas que ambos os autores tem projetos de livros, onde trazem com requinte, acontecimentos da cidade do Ouro Branco, assim ficaremos felizes em poder dá nossa parcela de contribuição na ampliação destes trabalhos, dando o devido reconhecimento.

Não posso adiantar muita coisa no momento, mais a secretaria de cultura, representada por este blogueiro, com apoio da prefeitura, vamos trabalhar para lançar oficialmente estes ricos trabalhos, que ora acabo de receber.

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 19/09/2014