Professores Participam de Palestra Com o Doutor Augusto Cury

Um grupo de professores da escola municipal José Batista de Souza, da cidade de Vertente do Lério no agreste Pernambucano, no intuito de ampliarem seus conhecimentos pedagógicos, esteve participando de uma palestra em Campina Grande no estado da Paraíba.

O evento realizado pela faculdade de desenvolvimento e integração regional, tendo como tema: Educação Transformadora, Liberdade Criativa e Formação de Pensadores, com o doutor Augusto Cury.

O palestrante (conferencista) é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor, foi uma palestra do ponto de vista educacional, enriquecedora. Pois, em todos os momentos de sua explanação que durou duas horas, ele levou às pessoas ali presentes a uma reflexão sobre, suas próprias vidas, e também como anda a educação.

Para Cury, a educação está andando no caminho avesso, pois, segundo ele, está sendo tirada a capacidade criativa dos alunos, pelo fato de se ter um método que já vem pronto.

Afirma o palestrante, que a era da informatização, em certos aspectos  tem transformado esses alunos, em pessoas que não tem mais buscado nos livros às respostas para os seus trabalhos escolares, indo direto a internet e apenas copiam o que encontram lá.

Augusto Cury, é autor da teoria da inteligência multifocal, que estuda a formação do Eu, os papeis da memória e a construção dos pensamentos. Em um dos seus livros, ele relata sobre a Sindrome do Pensamento Acelerado (SPA): ANSIEDADE, como enfrentar o mal do século.

Neste livro, se faz a seguinte pergunta; Como e por que a humanidade adoeceu coletivamente?

Os professores voltaram com uma visão mais aberta sobre o seu papel como educadores, segundo eles, foi um momento rico, tanto no campo da educação, como também do ponto de vista cultural, pelas belas apresentações que antecederam o palestrante.

O evento aconteceu no último dia (06), no campo campestre.

Por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 22/08/2014