Conheça a História do Sítio Jardim Divisa Entre Pernambuco e Paraíba

Sítio jardim é uma comunidade localizada na divisa dos estados de Pernambuco com a Paraíba.

Entre os municípios de Vertente do Lerio/PE e Santa Cecilia/PB.
Um local com temperatura agradável por ser localizado a uma altitude de 1000 metros acima do nível do mar, é uma população rural onde se cultiva agricultura e pecuária de corte.

A origem do povoado se deu no século 18 proveniente de tropeiros que passavam pela região em direção a cidade de Bom Jardim PE onde se comercializava as culturas da região.

Lá contamos com a igreja mais antiga da região com data de fundação de 1886, um marco histórico da comunidade religiosa local.

Por ser localizada em cima da serra a temperatura e sempre baixa chegando perto dos 15 graus no período do inverno, sua população é pequena mais muito hospitaleira.

Mais adiante temos outra comunidade também muito aconchegante que é a Mata virgem, com uma população um pouco maior e melhor desenvolvida a Mata virgem também é muito antiga na região.

O clima lá também é muito agradável e ameno principalmente a noite.

Para se chegar a estes locais a principal estrada é a PE 106 Rodovia Dr Evandro Cavalcante que sai da PE 90 e vai até Vertente do Lério, dai em diante a estrada é de terra batida mais muito bem conservada,o que ajuda a facilitar a viagem.

Outro acesso é pela PE 102, estrada que liga Surubim ao Município de Umbuzeiro, passando por Casinhas PE,quando deve-se seguir pelo Distrito de Oratório também divisa de Pernambuco com a Paraíba de lá segue-se pelo povoado de Mata Virgem seguindo até o sítio Jardim.

OBS: Hoje a comunidade  está calçada do Sítio Pá Virada ao Sítio Jardim, trabalho da gestão atual do Município.


Fonte: Tambor em Foco/casinhasagreste.com.br
Por Sérgio Ramos/Repórter – 09/10/2013