O que te dá mais prazer: sexo ou likes no Facebook?

Todo o prazer que sentimos é computado no mesmo lugar: o cérebro. Para ele, não há diferença entre comer chocolate ou fazer sexo, por exemplo. Ele apenas libera substâncias que dão sensação de relaxamento, prazer e felicidade.
E essas sensações também acontecem quando você ganha likes no Facebook. Ser querido, sentir-se importante e popular são objetivos bastante comuns entre as pessoas e dão prazer como todas as outras coisas que gostamos de fazer.
Uma pesquisa da Universidade Freie, na Alemanha, publicada no periódico Frontiers in Human Neuroscience, mediu a atividade cerebral de pessoas enquanto usavam a rede social e descobriu que a tal área cerebral do prazer, “acende” da mesma forma que em outras atividades prazerosas.
Além disso, da mesma forma que as pessoas gostam mais de sexo quanto mais conseguem ter prazer com ele, elas usam mais o Facebook quando começam a ganhar mais likes em suas publicações.
No experimento, os voluntários foram filmados enquanto ouviam o que outras pessoas pensavam a respeito deles e de outros participantes. Quando recebiam elogios, a atividade cerebral ficava mais intensa. E essa mesma técnica foi aplicada enquanto cada pessoa usava a rede social.
Para os pesquisadores ficou claro que a área do cérebro estimulada com likes, elogios, comidas preferidas ou sexo, é a mesma. O que te dá mais prazer?

Postado por Sérgio Ramos/Repórter e Blogueiro – 03/09/2013
E-mail:felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br -