Fortesia |
O prefeito de Caruaru, Agreste de Pernambuco, José Queiroz,
assinou um acordo de cooperação com o Governo Federal, que levará Caruaru a
receber apoio direto do Ministério da Cultura – Minc -para desenvolver
políticas de promoção cultural e artística. Com isso, o Município passa a fazer
parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC), e deverá seguir o mesmo modelo de
gestão do Ministério.
Para a parceria se desenvolver, a Prefeitura deverá seguir algumas orientações como: implantar um conselho de política cultural, realizar uma conferência periódica do setor, desenvolver um plano de ações culturais e propor um sistema de financiamento (fundos de cultura).
Com essa estrutura, o cidadão tem garantido o espaço de participação, porque o sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que envolvem a sociedade e a comunidade artística, desde a formulação até a aplicação das ações. Assim, os projetos implementados têm relação direta com a cultura popular local.
O SNC ainda não foi aderido por todos os municípios e estados do país.“Acreditamos que este seja um importante passo para estabelecer uma política cultural em Caruaru. Somos um município que respira arte e criatividade, com figuras representativas no cenário nacional. Precisamos potencializar nossa capacidade e desenvolver novos agentes do processo cultural. Precisamos de políticas com continuidade e que envolvam a população durante todo o processo”, destacou o prefeito José Queiroz.
Fonte: NE10 Núcleo SJCC/Caruaru
Por Sérgio Ramos/ Repórter – 05/08/2013