Dança da Bolinha; Abrilhantará a Fogueira da Senhora Santana!

(foto de Charles Nascimento)
No próximo sábado dia (27), a população da terra do calcário, Vertente do Lério e da região vizinha, iram mais uma vez cair no embalo e na energia contagiante da cultura local, que é a Dança da Bolinha.

A partir das 20h o povo começa chegar ao Salão, localizado a Rua Clovis José de Lima, próximo a prefeitura da cidade, vão buscando seus parceiros para dançar independente de sexo ou idade, e de uma maneira sadia e respeitosa amanhecem o dia ao som dos homens simples, que por meio de seus instrumentos tiram um ritmo rico e próprio deles.

Segundo informações do site www.religiosidadepopular.uaivip.com.br

No mês de junho, festejam-se Santo Antônio (13/6), São João Batista(24/6) e São Pedro(29/6). Muitos incluem nas festividades também o dia da Senhora Santana(26/7).
        Embora não haja exclusividade, as festas de São João são principalmente da área rural, a devoção de Santo Antônio tem caráter mais urbano e São Pedro é praieiro. Santo Antônio é dos namorados. São João também, mas é sobre tudo para virar compadre e comadre. São Pedro é dos viúvos e Santana das viúvas.
        As festas juninas são celebradas há quatro séculos no Brasil e correspondem a costumes portugueses. Alguns elementos são muito antigos. Por ex., acender fogueiras festivas para espantar maus espíritos já existia antes da era cristã. A data da festa de São João coincide com o solstício do hemisfério sul. O costume de saltar a fogueira é um ritual de origem celta.

A  festa da Dança da Bolinha do Próximo fim de semana, será uma oportunidade impar, de quem ainda não conhece essa cultura única no Brasil, poderá vir conhecer e participar de perto, sentindo o calor humano deste povo.

Por Sérgio Ramos/Repórter 24/07/2013

E-mail: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br