Parabéns: Vertente do Lério, vinte e um anos de Emancipação

O povoado de Vertentes do Lério tornou-se distrito de Surubim pela lei municipal nº 17, de 22 de maio de 1953. Foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 10622, de 1 de outubro de 1991.E em 1992 houve sua primeira eleição, sendo Cacildo de Souza Barbosa, o primeiro prefeito do municipio. Dai então, passou – se a comemora sua emancipação politica no dia 2 de outubro.

Segundo a tradição, a região era de propriedade de um homem chamado Lério. Em suas terras havia uma vertente de água, com a qual a população local, castigada pela seca, se abastecia. Por ocasião da seca de 1880, as pessoas iam até o local, para abastecer-se de água "lá na Vertente do Lério".

O município tem como sua maior riqueza a exploração da rocha calcária, para fabricação de corretivo de solo, ingrediente de ração animal e a cal para indústria e construção cívil.

Vertente do Lério é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Sendo constituído pelo distrito sede e pelos povoados Tambor, Gambá, Mata Virgem, Serra do Jardim, Chã do Pavão, Tambor de Baixo, Lages, Pedregulho, Covico, Cajá de França, Cajá dos Batistas, Cajá dos Martins, Macaco, Pedra Branca, Chã do Gavião, Malembá, Pá Virada, Vermelho, Embebedado e Gancho do Galo.

HINO DE VERTENTE DE DO LÉRIO

Letra: André Santos de Souza

Musica: Luiz Marcelo F. de Lima.




A Bandeira!
Criador da bandeira: Manoel Cabral do Nascimento

O Verde: Lembrando a nossa vegetação escassa, necessitando de preservação, uma vez que somos responsáveis por nosso meio ambiente. Representa também a ESPERANÇA por dias melhores.
O Azul: O céu que cobre nosso município e municípios vizinhos numa comunhão de solidariedade e integração do nosso povo.

O Amarelo: Marcando os distritos e povoados, símbolo da riqueza do município.

O Branco: O calcário a nossa principal riqueza.

As Estrelas: Correspondem aos povoados do município.

O Escudo: Aparece no centro da bandeira representa a nossa origem a fonte (vertente) e uma planta que ora simboliza uma gameleira, árvore a beira da “Vertente do Lério”, como o Tambor que dá origem ao nome do mais importante distrito do município que participou ativamente em prol da emancipação em 1991.

FAMÍLIAS PIONEIRAS DE VERTENTE DO LÉRIO

ANTÔNIO JOSÉ PESSOA - pioneiro, abriu o comércio de gêneros alimentícios em geral e outros artigos de primeira necessidade incluindo no comércio uma padaria. Construiu a primeira casa de alvenaria de Vertente do Lério;

CAPITÃO LUIS DE FRANÇA - cidadão obedecido por todos e gozava de grande influência entre os moradores e também das pessoas que moravam nas localidades vizinhas. Organizou a sua fazenda distante do povoado, em lugar que recebeu o nome de VAPOR devido a primeira fábrica de beneficiamento de algodão, dando início a vocação industrial do Município;

JOSÉ MOREIRA DE FRANÇA - Este também era fazendeiro juntamente com JOSÉ MARIA SARAIVA, DINO VALETIN, JOSÉ ANTÔNIO PESSOA;

JOSÉ BATISTA DE SOUZA - pecuarista deu inicio a esta atividade em Vertente do Lério passando a fornecer carne, leite e derivados as pessoas que começavam a habitar aquele lugarejo. Construiu a primeira casa no estilo colonial brasileiro, típica arquitetura das fazendas (casarão do centro da cidade), hoje, infelizmente, demolida;

LUIS DE FRANÇA SARAIVA - Outro latifúndio que recebeu o título de Capitão. Era um título que lhe dava grande importância e prestígio entre os habitantes locais e da vizinhança.


 Escola Capitão Luis de França - Atual Prefeitura

Praça Nossa Senhora das Victórias

Casa Históricas do centro do povoado de Vertente do Lério

Rua Capitão Luis de França década de 80

Hoje, os municipes comemoram seus 21 anos de sua emancipação politica, então parabéns a todos os moradores, por essa data tão significativa para os seus moradores.

Fonte:terradocacalrio-pe.blogspot.com e Apostila elaborada pela Professora Maria Berenice A. Campos

Por Sérgio Ramos/Repórter – 02/10/2012
Contato: felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br

Postar um comentário

0 Comentários