felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Em sessão solene realizada na tarde desta quinta-feira 12, de fevereiro de 2026, os vereadores elegeram de forma antecipada os membros da nova mesa diretora da casa João Dias de Sales em Vertente do Lério, município localizado no agreste setentrional de Pernambuco.
Eleito em chapa única, o vereador Saulo Barbosa recebeu seis (6) votos para presidente e comandará o poder legistivo no biênio 2027/2028. Os votos foram dos vereadores Saulo do Mercadinho, Carlos do Leite, Roberto do Sindicato, Adriano da Banca e Severina França (Dona Ina).
A composição da nova mesa ficou formada com Saulo Barbosa na presidência, Adriano da Banca - vice-presidente, Saulo do Mercadinho- 1º secretário e Severina França (Dona Ina) 2ª secretária.
Os vereadores Edson Farias, Nelson Enfermeiro e Severino da Água não estavam presentes na votação dos eleitos.
STF
Existe um entendimento consolidado do STF de que a eleição para a Mesa Diretora das Câmaras Municipais (segundo biênio) só pode ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato, sendo inconstitucional a antecipação excessiva. O tribunal veda a recondução sucessiva para o mesmo cargo e exige contemporaneidade entre o pleito e o mandato.
Limite Temporal (Antecipação): As eleições para o segundo biênio da legislatura (ex: 2027-2028) não podem ocorrer muito antes do término do mandato, devendo ocorrer apenas a partir de outubro do ano anterior (no caso, outubro de 2026).
Portanto a eleição realizada hoje pode terminar sendo anulada pela justiça, caso haja alguma provocação advinda de qualquer cidadão ou até mesmo de algum vereador oposicionista.
12, de fevereiro de 2026
Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro
0 Comentários