Surubinense toma posse no Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP)

Do CORREIO DO AGRESTE 
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Fernando Guerra durante o lançamento do livro Memória das Vaquejadas de Surubim (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Depois de resgatar para o estado de Pernambuco a primazia de realizar a primeira vaquejada do Brasil, com documentação incontestável, registrada no livro Memória das Vaquejadas de Surubim e publicar pela imprensa o roteiro de fuga de Frei Caneca em A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR E O AGRESTE SETENTRIONAL, o historiador surubinense Fernando Guerra teve sua indicação aprovada para ser membro do IAHGP como Sócio Correspondente.

Sua posse ocorrerá no dia 28 de janeiro próximo, às 15h, por ocasião da Sessão Magna comemorativa dos 164 anos de fundação do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano – IAHGP e dos 372 anos da Restauração Pernambucana, na sede da instituição à Rua do Hospício 130, Boa Vista, Recife.

Fernando Guerra vem preparando uma série de pequenos livros sobre sua terra que devem fazer parte da História de Surubim que objetiva publicar até o ano do centenário da Emancipação Política do município de Surubim em 2028.

Alguns já se encontram nos momentos finais de sua conclusão, entre eles estão “A HISTÓRIA DO BOI SURUBIM”, “OCUPAÇÃO FUNDIÁRIA DO MUNICÍPIO NOS SÉCULOS XVII, XVIII e XIX”, “A CASA GRANDE DA FAZENDA CACHOEIRA DO TAÉPE E SUA ORIGEM”, “A PRESENÇA DA IGREJA CATÓLICA EM SURUBIM”, “UM BREVE HISTÓRICO SOBRE AS SECAS DE SURUBIM de 1911 a 2026”, entre outros.

Editor dos jornais A Voz de Surubim e do Correio do Agreste, Fernando Guerra compilou dados por décadas sobre a vida política, esportiva, cultural de sua terra que lhe ajudarão a compor um retrato de sua terra desde o século XVII aos dias de hoje.

22/01/2026

Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro 

Postar um comentário

0 Comentários