felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Os brincantes da Junina Luar da Mata dá comunidade de Mata Virgem, estão trabalhando para realizar o melhor de sua história, no próximo dia (28/07).
A Junina Luar da Mata surgiu no ano de dois mil e dez (2010) oriunda de uma brincadeira realizada por moradores da comunidade de Mata Virgem, com o intuito de animar e movimentar a comunidade nas noites de fogueira. A mesma tinha na sua liderança Alexandre (Petinha) e Mirelly, juntamente com Marcelo. A primeira apresentação aconteceu no dia vinte e nove (29) de junho (06) desse mesmo ano, no dia de São Pedro.
Antes de ser reconhecida popularmente como Luar da Mata, tinha o nome de "quadrilha matuta", por teu seu aspecto todo matuto com passos e casamento da roça. Posteriormente, a quadrilha já foi tomando forma e começou a introduzir passos estilizados conforme a contemporaneidade, mas que ainda não perdeu seu sentido tradicional. Antecedendo o seu dia de apresentação, em um ensaio foram cogitados alguns outros nomes. Então, como aquela noite estava comumente gelada e a neblina tomava conta da paisagem, assim se via uma linda lua pairada no céu, então um integrante opinou o nome Luar Junino, em homenagem à lua que estava sendo admirada e ao tempo festivo, mas não sendo aprovado pelos componentes que estavam no momento, foi proposto o nome Luar da Mata, pelo mesmo fato daquele lindo astro celeste e em homenagem à comunidade, como forma de ter uma marca que fosse perpetuada por gerações. E assim ficou registrada oralmente.
Da mesma forma que a quadrilha recebeu este nome, o Arraiá que é organizado pela comunidade também recebe essa nomenclatura, sendo um patrimônio imaterial não reconhecido oficialmente. Em dois mil e doze (2012), após Marcelo assumir a liderança da quadrilha, logo pensou em fazer um evento maior e mais divulgado na região, então para isso precisava que a quadrilha tivesse um novo estilo, pois diversas pessoas viriam para prestigiar sua apresentação no evento organizado.
A Junina Luar da Mata foi descaracterizada da tradicionalidade matuta, recebendo outro estilo mais atualizado por volta de dois mil e dezoito (2018), mas ainda só se apresentava em seu arraial Luar da Mata, na mesma comunidade. Em dois mil e vinte e dois (2022), contando com apoio e estímulo de muitos apreciadores deste brinquedo junino, foi estimulado o crescimento e difusão da quadrilha para que outras pessoas pudessem apreciar. Daí até então, foi o último ano que a quadrilha se apresentou somente na comunidade.
Chegando dois mil e vinte e três (2023), com grande esforço, dedicação e satisfação, o presidente da Junina Luar da Mata juntamente com seu corpo diretivo, propuseram e criararam um projeto artístico-contemporâneo para levar aos arraiás a alegria e vivacidade da juventude em forma de dança e teatralização pela sua primeira vez.
Dessa forma, como em todos os anos, a quadrilha Luar da Mata se apresenta para o público em sua casa no dia 28/07. A direção da junina e o organizador do evento prometem uma festa que ficará memorável e atenderá a expectativa de todo o público que ansioso aguardam por esse dia.
Informações de Marcelo Saraiva
Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -20/07/2023
0 Comentários