MORADORES DE VERTENTE DO LÉRIO PRESTIGIARAM ANIVERSÁRIO DA ECOVILA VRAJA DHAMA, NA ZONA RURAL DE CARUARU

Da Redação
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Um lugar de paz e harmonia entre o homem e a natureza, é assim que podemos definir a comunidade Hare Krishna, na ecovila Vraja Dhama, Serra dos Cavalos em Caruaru-PE.

Após anos sem visitar o local, ontem tive a oportunidade de retornar a comunidade, levando comigo pessoas do município do "Ouro Branco" Vertente do Lério, os quais pelos relatos, ficaram encantados com o lugar. Ao ponto de já haver quem queira ir novamente.

Foi um momento de conhecimento, sobre a importância de proteger e cuidar bem da natureza e do espírito, na ocasião participamos de palestras, cerimônia, e ainda cantamos o mantra Hare Krishna.

O significado do mantra para Krishna

O mantra Hare Krishna é um verso sagrado em sânscrito, recitado como um meio de cultivar a consciência de um poder superior e reviver a realização de Deus, conhecida como consciência de Krishna. Neste post vamos falar sobre o significado e outros aspectos deste importante mantra.

Também conhecido como Maha ou “Grande” mantra, o mantra Hare Krishna tem apenas quatro linhas, compostas pelos nomes das divindades hindus e suas energias: Hare, Krishna e Rama. Hare refere-se à energia de Hari (Senhor Vishnu) ou Hara (consorte de Krishna, Shakti). Krishna e Rama são os nomes de dois avatares do Senhor Vishnu.

O mantra Hare Krishna é cantado como uma prece a Deus, e seu significado pode ser interpretado como “Ó Senhor, ó energia do Senhor, por favor, envolva-me em seu serviço”, e uma transliteração livre.

De acordo com os Vedas, um dos meios mais eficazes de alcançar a auto realização e a união com o Divino é através do canto. Cantar é uma prática espiritual muito antiga, na qual as repetições rítmicas de palavras ou frases sagradas servem para aprofundar a concentração e a devoção. Bhakti Yoga usa o canto como um meio de se render à consciência suprema ou universal, e acredita-se que o mantra Hare Krishna em particular desperta os praticantes para sua conexão com essa energia divina.

Muito antigo em suas origens, o mantra Hare Krishna tem sido sustentado por grandes sábios e escrituras védicas por milhares de anos. A partir da década de 1960, o mantra ganhou reconhecimento fora da Índia através do movimento de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada: a Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna (comumente conhecida como “Hare Krishnas”). Como resultado, o mantra Hare Krishna já foi referenciado na cultura popular e na música, incluindo a música de George Harrison, “My Sweet Lord”. Aqui no Brasil, o músico Nando Reis também prestou sua homenagem a Krishna em uma versão deliciosa:

O  mantra completo é: 


Diz-se que a repetição dessas palavras sagradas gera uma vibração transcendental, superando os estágios dos sentidos físicos, da mente e da inteligência para conectar o praticante com a consciência de Krishna. Este é um estado sutil de consciência, no qual a completa conexão e harmonia com o Divino libertam o eu da ilusão da separação. Como tal, é um meio eficaz de abandonar o ego e experimentar a bem-aventurança.

Os devotos de Krishna realizam a recitação do mantra Hare Krishna, usando um japamala para contar o número de repetições. Acreditam que esta deva ser uma oração diária. O mantra Hare Krishna também pode ser cantado em grupo, como o kirtan. Kirtan tende a usar instrumentos musicais para incorporar a melodia ao mantra.


Traduzido e adaptado de Yogapedia

Postar um comentário

0 Comentários