Patrulha Escolar é ampliada em Pernambuco

Da Redação
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Élvano Nazir

A ampliação do policiamento para a segurança nas escolas estaduais e seu entorno está garantida pelo Governo de Pernambuco. Uma portaria conjunta das Secretarias de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes do Estado (SEE) determina que a Patrulha Escolar, realizada pela Polícia Militar (PMPE), passe a contar com o lançamento inicial de 90 viaturas. Assinada nesta quarta-feira (19), em reunião do Grupo de Trabalho de Planejamento da Segurança nas Escolas, a medida busca oferecer um ambiente seguro para a comunidade escolar.

Para assegurar esse reforço, a portaria estabelece que o policiamento comunitário escolar será realizado por meio do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES). As equipes da Patrulha Escolar atuarão de acordo com os horários necessários para cada unidade de ensino, de segunda a sexta-feira, mas podem ser acionadas nos fins de semana para atender a atividades escolares específicas.

O Governo de Pernambuco está reprogramando a atuação da Patrulha Escolar, que antes concentrava esforços na Região Metropolitana do Recife, com pouco mais de 300 escolas atendidas, e agora estará presente de forma ostensiva em todas as regiões do nosso Estado. Esse é um compromisso de toda segurança pública e da rede de educação, com o fim de garantir um ambiente educacional seguro, pautado pelo respeito aos direitos humanos e por uma cultura de paz”, frisou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha.

O Grupo de Trabalho criado pelo Governo do Estado para definir o Planejamento de Segurança nas Escolas de Pernambuco realizou sua reunião na manhã desta quarta-feira (19/04). O GT foi instituído por meio de uma portaria conjunta da SDS, da SEE e da Secretaria de Administração (SAD), publicada na sexta-feira (14) no Diário Oficial do Estado. Essa iniciativa integra uma série de medidas implementadas pelo Governo do Estado com o objetivo de coibir ameaças e episódios de violência nas escolas. Ao longo de 30 dias, o GT construirá um plano que estabelecerá mecanismos de segurança mais eficazes nas unidades educacionais de Pernambuco.

Todo o processo é supervisionado pelas secretárias estaduais de Defesa Social e de Educação e Esportes. “Estamos definindo, de forma integrada, diversas estratégias inovadoras e essenciais para uma cultura de paz. Tenho certeza de que será uma revolução do bem em nosso Estado”, assegurou a titular da SDS, Carla Patrícia. A secretária de Educação e Esportes de Pernambuco salientou a necessidade de que toda a comunidade escolar se envolva na promoção de um ambiente mais seguro. “Precisamos das famílias para fechar esse círculo de proteção para as crianças e os adolescentes. Acho que os resultados serão extremamente positivos, pois o que todos queremos é manter a paz em toda comunidade escolar”, explicou Ivaneide Dantas.

Fonte: Blog Cenário

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -19/04/2023

Postar um comentário

0 Comentários