Drº. Alex Fernando participa da reunião com Conselho Municipal de Segurança para discutir Plano Municipal de Segurança para escolas

Da Redação
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-

Drº. Alex Fernando participa da reunião com Conselho Municipal de Segurança para discutir Plano Municipal de Segurança para escolas


No dia 11 do corrente mês, reuniram-se na sede da OAB Surubim/PE, diversas autoridades, gestores, instituições, a Prefeita de Surubim e sua equipe, para discutir estratégias preventivas de segurança nas escolas do município. 

Segundo o advogado Drº. Alex Fernando, que estava representando a OAB a convite do presidente da instituição Drº Fredson, que também estava presente, a reunião foi rica em ideias e compartilhamento de experiências. Dentre as ideias, está o controle do acesso às dependências internas das escolas. Porém, o advogado alerta que não significa impedi os pais de terem acesso à escola de seus filhos, visto que escola é uma comunidade (aluno, professor, gestor e pais), e não se pode segregar os pais e tolher seus direitos, que é garantido por lei. 

É fundamental que a família esteja integrada à escola. Isso terá um impacto pedagógico positivo na formação do ano. Não podemos passar a ideia para os alunos de que, principalmente nesse momento, os pais são potencias riscos, o que seria inadmissível. A ideia de um observatório interno para que os professores notando algum comportamento “suspeito” do aluno possa chamar os pais e encaminhar para os setores que ajudariam esse aluno.

Palestras sobre violência também ganharam força, bem como campanhas sobre os efeitos do Bullying, que se não cortado no começo pode levar algumas pessoas a cometerem violência contra si e/ou contra outros. A integração entre escola e polícia também foi reforçada, o próprio comandante do 22ª BPM, que estava presente se colocou à disposição e disse que já disponibilizou uma patrulha com essa finalidade, além da prioridade que será dada as chamadas feitas para o canal do 197 (emergência escolar), criado recentemente pela Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado de Pernambuco. 

A polícia Civil também reforçou que toda essa histeria coletiva se deu pelo compartilhamento de Fake News, pois, como afirmado e reafirmado pelas autoridades presentes (policia civil e polícia militar) não há em Pernambuco nenhum caso sob investigação, suspeita ou denúncia de atentado nas nossas escolas. Tudo isso não passou de Fake News. 

A polícia civil reforçou que esse tipo de compartilhamento é crime, pode inclusive, ser equiparado aos atos preparatórios de atentado terrorista. Logo, quem compartilha irá responder criminalmente. Segundo o escrivão que estava representando a Delegacia, a polícia está empenhada em combater esse tipo de crime virtual. A Prefeita da cidade destacou o projeto que será implantado no município: o Plantão Psicológico. Ela afirmou que o problema deve ser combatido na raiz. A saúde mental é o principal causador dessas tragédias lamentáveis.

Destacou-se também que as escolas localizadas nas áreas urbanas têm câmaras instaladas e são monitoradas em uma sala cedida no 22ª. BPM. Além  câmaras, foi destacado também a implementação do sistema EDUCATEC SURUBIM, que possibilita o reconhecimento fácil. Após um cadastro prévio de cada aluno, estes passaram por uma tela, isso possibilitará o controle da frequência dos alunos e comunicação através de um aplicativo em tempo real com os pais. Com isso, os pais saberão se seus filhos estão presentes na escola ou se faltaram naquele dia.

Foi dispensada imediatamente, a ideia de vigilância armada nas escolas, principalmente pelos danos psicológicos que poderá causar nas crianças, como bem destacou o comandante da polícia. O Advogado Drº. Alex Fernando, diz que, embora concorde com a posição de não colocar vigilância armada nas escolas, não exclui a necessidade de seguranças de apoio. Mas, segundo ele, toda e qualquer medida que venha a ser tomada, deve ser dialogada primeiro com os gestores, professores, pais e alunos. 

Todos têm que estar unidos, sejam quais forem as medidas a serem adotadas para prevenção da segurança dos nossos filhos, pais, professores, escolas e comunidades. Ficou acertado ainda que dia 20 acontecerá um grande ato pela paz. O Advogado finalizou dizendo que saiu da reunião esperançoso e alegre por ver tanta gente unida em prol de um bem maior: a segurança nas nossas escolas. Ele parabenizou a Prefeita Ana Célia, o Presidente do Conselho de Segurança Sandoval, o 22ª Batalhão da Polícia e os demais presentes. 

Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro -15/04/2023

Postar um comentário

0 Comentários