Surubim e o governo Raquel Lyra

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

Nos últimos dezesseis anos o PSB reinou à frente do Estado de Pernambuco. Durante os governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara Surubim sempre teve notoriedade no cenário político estadual, não apenas por ser um dos maiores polos de desenvolvimento do interior, mas também pela proximidade de políticos locais com os mandatários estaduais, principalmente a família Farias. Os filhos da terra Danilo Cabral e Nilton Mota chegaram, inclusive, a exercer a função de secretários estaduais.

Durante os governos psebistas Surubim recebeu a Ciretran Especial, o Batalhão da PM, a Delegacia da Mulher e o Corpo de Bombeiros, tornando-se ainda mais importante no cenário regional. No governo da prefeita Ana Célia Farias essa parceria intensificou-se, com calçamentos de ruas, asfaltamentos e instalação de órgãos estaduais como a Central de Oportunidades.

Com Raquel Lyra no poder, espera-se que Surubim continue tendo grande importância no cenário político pernambucano uma vez que o ex-prefeito Flávio Nóbrega foi uma das primeiras lideranças do Estado a apoiar a sua pré-candidatura em oposição ao PSB estadual, e um dos seus maiores articuladores no Agreste. No segundo turno, Nóbrega intensificou seu apoio no município, fazendo a então candidata obter uma expressiva votação, com mais dezoito mil votos, o que demonstrou o seu forte capital político na cidade.

As apostas são de que Flávio tenha uma boa articulação política no governo de Raquel e ajude a trazer novas obras para Surubim, a exemplo do que fez Ana Célia no governo de Paulo Câmara. Entre elas está a implantação de uma maternidade regional no município, evitando o deslocamento das gestantes da região para outros municípios distantes, como Vitória de Santo Antão e Recife; a conclusão da rodovia que ligará Surubim a Cumaru e a concretização da implantação do novo campus da Universidade de Pernambuco.

Acredita-se que o ex-gestor será o candidato nato da governadora em Surubim no próximo pleito para prefeito diante da sua tradição de expressivas votações locais, sendo o único prefeito reeleito duas vezes e fazendo seus dois sucessores. Especula-se também a entrada do deputado estadual Chaparral no pleito, mas este só apoiou Raquel no segundo turno após a derrota de Miguel Coelho no primeiro turno.

Por João Paulo Lima

Fonte: Blog do Magno Martins

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-22/02/2023

Postar um comentário

0 Comentários