Índice de positividade Covid quase triplica em centros de testagem da rede estadual de Pernambuco

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 
Teste para detecção de Covid-19 — Foto: Prefeitura de Ji-Paraná/Reprodução

O índice de positividade nos testes de Covid-19 quase triplicou nos centros da rede estadual de Pernambuco. Nesta quinta (3), a Secretara Estadual de Saúde (SES-PE) informou que, entre os dias 23 e 29 de outubro, o percentual foi de 11,8%. Na semana anterior, era de 4,1%. Também houve aumento da procura por exames.

Ainda segundo a secretaria, na semana epidemiológica (SE) 43, dos 440 testes rápidos de antígeno realizados nos pontos do TestaPE, 52 deram positivo para o novo coronavírus. Na SE 42, das 362 amostras coletadas, 15 confirmaram a doença.

No Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), a positividade geral para a doença, que esteve por seis semanas seguidas abaixo de 0,5%, está agora em 1,13%.

O laboratório realiza testes de RT-PCR das amostras enviadas pelos hospitais de referência, unidades sentinela e também de exames aleatórios dos centros de testagem.

De acordo com a nota divulgada pelo estado, a positividade é bem menor quando se compara com os “piores momentos da pandemia”. No estado, o índice chegou a ser de mais de 50% das amostras coletadas.

No comunicado, o governo “volta a alertar para a importância dos cuidados, assim como reforça a importância da vacinação”.

Desde março de 2020, quando começou a pandemia em Pernambuco, o estado registrou 1.065.691 casos confirmados da doença, sendo 59.962 graves e 1.005.729 leves. No mesmo período, foram confirmadas 22.411 mortes.

Vacinação

Até esta quinta, 87,08% da população pernambucana acima dos três anos tinha tomado ao menos duas doses ou a vacina de dose única.

O problema está entre as crianças de 3 a 11 anos. Elas fazem parte de um grupo considerado de “vulnerabilidade para o agravamento da doença”, com os idosos a partir de 60 anos.

"Enquanto os idosos têm 125,52% de cobertura, as crianças estão com 34,56% de cobertura vacinal para a doença”, disse a Secretaria estadual de Saúde.

O governo disse, ainda, que “a sociedade precisa ficar atenta, pois o vírus continua circulando”.

O estado recomenda que as pessoas que estiverem com sintoma gripal usem a máscara, façam a testagem para a doença e cumpram o tempo de isolamento.

“Os imunossuprimidos e os idosos também precisam reforçar os cuidados, como o uso de máscaras. E os pais das crianças e jovens, devem levar seus filhos para se vacinarem contra a doença”, afirmou o comunicado.

O governo ressaltou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer em crianças de 6 meses a 4 anos.

Na semana passada, o Ministério da Saúde (MS) recebeu 1 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer destinadas para crianças de seis meses a 2 anos com doenças pré-existentes.

“O Programa Estadual de Imunização (PEI-PE) já solicitou o envio de remessas para Pernambuco, de acordo com as necessidades elencadas pelos municípios, assim como orientou os gestores quanto à correta aplicação destas doses segundo protocolos do órgão federal”, disse a secretaria.

De acordo com a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, pessoas não imunizadas ou com o esquema atrasado podem gerar bolsões de suscetíveis ao vírus, inclusive às formas graves. Em Pernambuco, a população elegível para a vacinação é a partir dos 3 anos.

Testagem

No estado, funcionam três postos para a realização de testes contra Covid. São eles:

  • Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea - que funciona de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h
  • Antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista - por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17
  • Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea - de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa.

Além dos centros estaduais, a população pode procurar os serviços geridos pelos municípios.

Máscaras

Desde 18 de outubro deste ano, a apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 para entrar em eventos, serviços e atividades sociais, econômicas e esportivas deixou de ser obrigatória em Pernambuco.

Na época, o estado disse que a decisão deixar de cobrar o comprovante tinha levado em conta o cenário epidemiológico da Covid-19, considerado "favorável ao controle".

A medida também estava relacionada com o final do período do ano em que há maior circulação de vírus respiratórios.

Entretanto, foi mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades e serviços de saúde no estado.

Fonte: G1-PE 

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-03/11/2022

Postar um comentário

0 Comentários