Caruaru é finalista em premiação nacional de política pública sobre agricultura familiar e sustentabilidade

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br- 

A cidade de Caruaru, localizada no Agreste pernambucano, é finalista na seleção nacional do Poliawards. Evento este que tem como um dos seus objetivos valorizar, reconhecer e premiar em âmbito nacional projetos de políticas públicas do programa "Embaixadores Politize!"

A premiação é de grande importância para revisitar os grandes impactos que a rede teve durante o ano e apresentar os destaques de propostas de políticas públicas testadas e implementadas por Multiplicadores de Embaixadas. O evento ocorre desde de 2020, e esse ano além de premiações e oportunidades para os destaques, contará com participações especiais de peso no próximo dia 3 de dezembro. 

O projeto de política pública caruaruense se destaca a nível nacional por se classificar em primeiro lugar após avaliação na fase inicial e por ser a única equipe do nordeste entre os 4 primeiros colocados com a temática: “Pobreza rural e baixo retorno financeiro da produção da agricultura familiar”, no qual visa conectar de forma sustentável a zona rural e urbana fazendo com que o setor de serviços e comércio seja utilizado através de parcerias para o aperfeiçoamento dos processos de produção, logística e vendas dos produtos.

Através das pesquisas realizadas percebemos que o mapa da fome está muito presente no nosso município como conseguimos ver que 16,65% das famílias recebem menos de ¼ de salário e mesmo com uma alto valor de pib per capita analisamos também que através do Gini aproximado de 0,53 que existe uma alta concentração de renda e também uma tendência desde 2017 de perda de empregos formais que se acelerou após 2019, afirmou Wendele Azevedo multiplicador Politize em Caruaru. 

Em contraponto também percebemos um alto volume de produção em especial de Mandioca e Banana que correspondem a cerca de 900 toneladas de alimentos produzidos em Caruaru segundo o IBGE, com isso também é perceptível como ocorre na CEACA onde o desperdício médio é de 3 toneladas, também existe perda produtiva nestes locais e que tem capacidade para aumentar seu lucro e produtividade, destaca Armando Cordeiro multiplicador Politize em Caruaru. 

Por meio do Programa Embaixadores Politize!, atuamos para formar lideranças cidadãs capazes de identificar e resolver problemas públicos, com formações baseadas em conhecimentos de educação política, diálogo plural, empatia cidadã e protagonismo comunitário, sempre com respeito à pluralidade de ideias, crenças e opiniões, declarou Izaque Costa multiplicador Politize em Caruaru. 

Ficamos muito felizes com essa notícia sobre o nosso projeto onde ele visa contribuir em especial no momento que encontramos, onde existe ainda muita desigualdade social entre o meio urbano e rural onde esta política pública visa conectar o setor rural ao urbano, fazendo com que a renda chegue naqueles que necessitam e a população urbana consiga se alimentar cada vez melhor com baixo custo, destacou Wagner Brito multiplicador Politize em Caruaru. 

A equipe caruaruense, segue implementando o projeto nesse mês de novembro  e realizará  uma avaliação mais crítica com feedbacks para melhorar ainda mais sua proposta, conectando parceiros públicos, dentre eles a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)  e privados para a execução completa do projeto e em dezembro ser apresentando nacionalmente entre os 5 melhores projetos de políticas públicas do ano. 

Sobre o Politize!

A Politize! é uma organização da sociedade civil que tem a missão de formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Trabalhamos para que cada vez mais pessoas se interessem pela política, aumentando a participação cidadã nos espaços de tomadas de decisão que impactam todos os brasileiros e brasileiras. Para isso, levamos educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, sempre com respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posicionamentos. 

Saiba mais no Instagram @politizecaruaru

Fonte: BPN

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-07/11/2022

Postar um comentário

0 Comentários