MOVIMENTO PELO TEATRO DE CARUARU ARTICULA DEBATE SOBRE A LOA COM PREFEITURA

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
 
Recebidos pela secretária de planejamento e Orçamento, Aline Portela, o Movimento Pelo Teatro de Caruaru apresentou sugestões de inclusão no orçamento municipal para 2023. 

A Lei Orçamentária Anual - LOA, prestes a ser enviada pelo executivo à Câmara Municipal pretende ordenar as despesas do município que chega a cerca de R$ 1 bilhão em todas as áreas para o ano que vem. O objetivo do Movimento é incluir algumas sugestões para que a produção cultural da cidade seja devidamente atendida. Identificamos equipamentos culturais que estão desativados, como a Casa de Cultura José Condé, e que sempre ajudaram a fortalecer a produção teatral”, afirma a atriz e arquiteta Rita de Cássia, que faz parte do núcleo de teatro do Sesc Caruaru.

Uma das principais reivindicações do Movimento é que a cidade possa lançar edital anual de fomento que atenda de janeiro a dezembro toda a produção cultural da cidade. “com esta ação estruturadora, os artistas de todas áreas poderão ter seus projetos apresentados e analisados e possibilitando o escoamento dos produtos culturais”, reforça o produtor cultural Claudio Soares.

A reunião aconteceu no centro administrativo da prefeitura na manhã desta quarta-feira e a secretária prometeu se empenhar em debater os pleitos com seus pares secretários. A reunião contou anda com a participação da atriz Aretha Luna e do ator e bonequeiro Nerisvaldo Alves que apresentaram um diagnostico da conjuntura artística atual da cidade.
 
ESPAÇOS CULTURAIS ESTÃO SEM USO EM CARUARU

Diversos espaços culturais em Caruaru estão desativados por motivos variados. Vários desses equipamentos deveriam estar sendo utilizado por setores da cultura local, porém alguns entraves precisam ser resolvidos.

A Casa de Cultura José Condé, maior equipamento cultural e artístico da cidade, encontra-se desativada desde que passou a abrigar o mercado de farinha, interditado para obras desde 2018. Outros espaços descentralizados sob responsabilidade da prefeitura estão também desativados, como o espaço cênico do parque das rendeiras e o teatro da Pracinha da Cultura Carlos Fernando, no Maria Auxiliadora, inaugurada em 2021 e que conta com equipamentos completos com sonorização, iluminação de ponta, mas que precisa de ajustes técnicos para funcionar de fato.

Outros espaços privados como o Teatro João Lyra Filho, Teatro Prazeres Barbosa, Teatro Difusora, Teatro Rui Limeira Rosal – Sesc e o Teatro do Senac poderiam servir como espaços de escoamento desta produção.
 
MOVIMENTO PLURAL

O Movimento Pelo Teatro de Caruaru é formado por diversos membros das artes cênicas de Caruaru. Nomes como Severino Florêncio, Maria Alves, Arari Marrocos, Gilmar Teixeira, Kelly Moura e Moisés Gonçalves decidiram se unir à inquietude dos artistas da nova geração e que anseiam espaços disponíveis para produção. O grupo tem se reunido a cada quinze dias para discutir assuntos pertinentes à área.

Fotos: DIVULGAÇÃO 
Fonte: CLAUDIO SOARES
Por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-14/09/2022

Postar um comentário

0 Comentários