Lula tem 46%; Bolsonaro, 35% no primeiro turno, segundo pesquisa Ipespe

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-

A nova rodada de pesquisa sobre as eleições presidenciais do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), encomendada pela corretora de investimentos XP Inc., divulgada nesta sexta-feira (23), aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 7%.

O percentual de pessoas ouvidas que afirmaram que vão votar em branco, anularão, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar somam 5%; o dos que não souberam ou preferiram não responder, 2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95,5%.

No cenário de segundo turno, Lula aparece com 54% contra 37% de Bolsonaro, com um percentual de votos nulos, que não votariam, não sabem ou não quiseram responder de 9%. Se o eventual embate fosse com Ciro Gomes, o candidato petista venceria por 51% a 30%. Neste caso, 20% anulariam o voto, não votariam, não sabem ou não quiseram responder.

Contra Simone Tebet, Lula teria 53% a 25% da senadora. Para esta disputa, 23% dos entrevistados disseram que anulariam o voto, não votariam, não sabem ou não quiseram responder. O Ipespe também simulou um cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Ciro Gomes.

A pesquisa Ipespe/XP, que entrevistou 2 mil pessoas por telefone, foi realizada da última segunda (19) até a quarta-feira (21) e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2022.


Postar um comentário

0 Comentários