COMUNICADO OFICIAL

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
 
A *Associação dos Artistas de Caruaru*, realizadora do *XXII FESTIC – Festival de Esquetes Teatrais  e Festival de Teatro Infantil de Caruaru* esclarece ao público e aos artistas e grupos teatrais já inscritos, o *adiamento* do evento, agendado para o período de 24 a 29 de setembro de 2022.
 
Usando a prerrogativa do item 16 do nosso edital, onde se lê “A realização deste XXII FESTIC está condicionada à aprovação de recursos em editais públicos e, no caso de não aprovação em editais, não será possível a sua execução, ficando suspensos este edital e suas causas”, fomos informados que a *Prefeitura de Caruaru*, através da Fundação de Cultura e Turismo, não teria como dispor de verba antes do mês de outubro, o que inviabiliza o evento na data agendada.
 
Ressaltamos que ao longo de *21 edições* (só parando com o fechamento das atividades culturais provocadas pela pandemia nos últimos dois anos) somente neste ano de 2022 é que fomos atingidos por esta lamentável realidade e que nos deixou profundamente surpresos, já que desde seu início, *em 1998*, o FESTIC sempre obteve incentivo e apoio fundamental da Prefeitura de Caruaru, que nunca deixou de aportar recursos e serviços para sua realização.
 
Comunicamos aos *47* (quarenta e sete) espetáculos inscritos de todas as regiões de Pernambuco, além das inscrições vindas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro ainda não avaliados pela Comissão, que vamos propor a nova data para o período de *07 a 12 de novembro de 2022* para que dê tempo à Prefeitura de Caruaru *reavaliar* sua possibilidade de investimento no evento. Tão logo a prefeitura seja *oficiada*, um novo calendário de atividades será divulgado, constando todas as novas fases para inscrição.
 
Todas as inscrições realizadas até a data-limite de 29 de agosto de 2022 estão mantidas, cabendo a artistas ou grupos mantê-las por livre e espontânea vontade.
 
Ressaltamos que não trabalhamos com a hipótese de não contar com o apoio da Prefeitura de Caruaru como parceira do evento, fato que em se acontecendo seria o primeiro da história do FESTIC.
 
Tal problema reflete com clareza a dificuldade em produzir eventos culturais no Brasil nestes últimos anos e que tem assombrado os trabalhadores da Cultura. Apelamos à Prefeitura de Caruaru para que *não recue, nem decline* do seu apoio, fundamental que é sua participação como fomentadora de todos os movimentos sociais e artísticos da nossa cidade.
 
Informações adicionais podem ser consultadas através do perfil *@teatrojoaolyrafilho* no Instagram ou pelo WhatsApp *81 99303.5008*, contato do produtor responsável pelo planejamento e marketing do evento, Claudio Soares Produtos Culturais e Sociais. 
 
           JÔ ALBUQUERQUE
                  Presidente

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-01/09/2022

Postar um comentário

0 Comentários