Cena Expandida: Cinco festivais de artes cênicas do Recife anunciam articulação inédita

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Fabio Pascoal (Feteag), Paula de Renor (Reside), Pedro Portugal (Feted) e Arnaldo Siqueira (Cena Cumplicidades) - Foto: Divulgação

O Recife recebe, entre os dias 8 e 30 de setembro, a primeira edição da Cena Expandida. A iniciativa consiste na articulação entre cinco festivais de artes cênicas que costumam tomar conta da cidade no segundo semestre: Cena Cumplicidades - Festival Internacional de Artes da Cena, Festival de Teatro do Agreste (Feteag), Festival Estudantil de Teatro e Dança (Feted), Reside - Festival Internacional de Teatro de PE e Transborda - As linguagens da cena.

Desde 2018, um diálogo vem sendo estabelecido entre esses eventos, com o objetivo de potencializá-los. Os impactos da pandemia de Covid-19 na cena cultural tornaram a proposta ainda mais necessária. Unindo projetos com perfis diferentes, a ideia é contribuir com a retomada das plateias ao presencial. 

“De fato, a gente não contava com o cenário que começou a se instaurar em 2019 e que piorou a partir de 2020. Isso escancarou todas as mazelas e colocou um freio na produção cultural do País. Com tudo isso, tornou-se necessário para a gente empreender para dar sustentabilidade ao setor das artes cênicas”, apontou Arnaldo Siqueira, organizador do Cena Cumplicidades, em coletiva de imprensa virtual realizada na quarta-feira (31).

“A gente percebe que as plateias já vinham em decadência e isso foi exacerbado durante a pandemia. Esse público sumiu das salas de teatro, principalmente os mais alternativos ou conceituais. A ideia é trazer o espectador para essa roda, fazendo com que ele circule por esses eventos todos”, pontua Fabio Pascoal, do Feteag.

Mantendo programações e recortes curatoriais independentes, os festivais estabeleceram uma cooperação mútua em torno de um calendário divulgado em conjunto. A abertura ocorre no dia 08 de setembro, com o Feted e o Transborda. As atividades do Cena Cumplicidades têm início no dia 10, seguidas pelo Feteag, a partir do dia 20, e do Reside, no dia 22.

Ao longo do mês, os cinco festivais oferecem à população recifense diversos espetáculos e oficinas. As grades vão ocupar diferentes equipamentos culturais da cidade, como a unidade do Sesc em Santo Amaro, os teatros do Parque, de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Apolo, Luiz Mendonça, Barreto Júnior, o Muafro e o Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, além de praças, parques e outros espaços.

“Esse é um projeto piloto. Cada um de nós [organizadores de festivais] assumiu um compromisso de experimentar, buscar recursos e não desistir dessa articulação. Nosso sonho é ver a Cena Expandida ampliada nos próximos anos, com outros festivais somando com a gente nessa articulação”, aponta Paula de Renor, produtora do Reside.

Fonte: BLOG DO PAULO NAILSON
Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-04/09/2022

Postar um comentário

0 Comentários