Centro de Controle de Zoonoses realiza castrações gratuitas de cães e gatos em Limoeiro

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Foto: Vinícius Emanuel/Prefeitura de Limoeiro

Implantado pela Prefeitura de Limoeiro, o serviço gratuito de castração de cães e gatos se aproxima de mil procedimentos realizados em quatro meses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esse número será ampliado, pois existe praticamente o mesmo quantitativo de cadastros ativos. As castrações são realizadas por uma equipe veterinária que atua no Centro de Controle de Zoonoses e no Castramóvel. A modalidade móvel tem circulado comunidades rurais, bairros e loteamentos, garantindo comodidade para os donos de animais.

Na última sexta-feira (5), os atendimentos que estavam programados para o Loteamento Santana foram transferidos para o Centro de Controle Zoonoses por conta das chuvas. Mas a mudança de local não impediu o sucesso de mais uma etapa da ação, com aproximadamente 20 animais atendidos. Vila Mendes, Distrito de Gameleira, Loteamento Santana, Bairro Santa Terezinha, Redentor, Loteamento Lagoa Azul, Loteamento Santo Antônio e Rua da Alegria foram alguns dos locais contemplados pelo Castramóvel.

Em Limoeiro, a parceria entre o poder público e a população tem garantido o controle da população animal e do número de casos de doenças transmitidas por felinos e caninos. “A gente vê a população nos ajudando, pegando animais de rua para trazer para castração, e isso vai ajudando a diminuir a quantidade de animais pelas ruas e as doenças”, destacou Lucas Correia, integrante da equipe de atendimento do Centro de Controle de Zoonoses. São castrados cães sem raça definida, com idade entre seis meses e cinco anos e peso de até 18 quilos. Para gatos, por sua vez, não há restrições.

No último mutirão, Carlos Eduardo levou alguns animais dele para castração e reconheceu a importância do serviço. “É uma coisa muita boa para Limoeiro. Muitas pessoas não têm condições de fazer essa castração. Outros têm condições e nem ligam. Mas essa atitude é muito boa e tem beneficiado muitas pessoas”, declarou. Ele também revelou que levou três felinos para serem castrados no serviço ofertado pela Prefeitura de Limoeiro. “Se você tem essa opção para castrar, aproveite e castre”, completou.

Joselita também esteve no Centro de Controle de Zoonoses de Limoeiro para castrar o cão dela. Dona de quatro gatos e duas cadelas, ela lembrou que nem sempre as pessoas têm condições financeiras para castrar os bichos e classificou como “oportunidade única” a ação da gestão municipal. “Eu amo animal e, quando passo e vejo, quero ajudar de alguma forma. Creio que esse seja o sentimento de muitas pessoas. Então, uma oportunidade dessa, que a gente sabe que castrando não vai ter mais crias, tem que aproveitar”, pontuou.

Cadastramento para castrações de cães e gatos

Para utilizar o serviço, os donos de cães e gatos (dentro dos pré-requisitos) devem realizar um cadastro junto ao Agente Comunitário de Saúde (ACS) do território domiciliar onde reside. O Centro de Controle de Zoonoses, que funciona no prédio da Vigilância Ambiental, na Avenida Jerônimo Heráclio, em frente à FACAL, e atende de segunda a sexta, das 8h às 16h, também pode ser acionado. A circulação do Castramóvel é fruto de uma parceria firmada entre as Prefeituras de Limoeiro e Paudalho.

Confira a agenda do Castramóvel em agosto:

12/08: UBS Ribeiro do Mel;

19/08: Viva Comunidade (Comunidade da Linha);

26/08: UBS Cohab


Fonte: SEICOM

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-09/08/2022

Postar um comentário

0 Comentários