Brasil confirma seu primeiro caso de varíola do macaco

Da Redação:
felizsramosdecarvalho@yahoo.com.br-
Crédito: Berkay Ataseven/istockErupção na pele é sintoma característico da doença 
O Brasil tem seu primeiro caso confirmado de varíola do macaco (monkeypox). De acordo com o portal G1, o paciente é um homem de 41 anos, da cidade de São Paulo. Ele esteve recentemente na Espanha e agora está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista.

Além desse caso, a cidade de São Paulo ainda monitora um caso suspeito em uma mulher de 26 anos, que também está em isolamento hospitalar. Ela não tem histórico de viagem internacional recente.

varíola dos macacos
Crédito: Udomkarn Chitkul/istockBrasil confirma primeiro caso de varíola do macaco

Até terça-feira, 7, o país contabilizava sete casos suspeitos estão em investigação nos estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo, de acordo com o Ministério da Saúde.

O surto da doença começou a ser percebido em maio na Europa, com os primeiros registros no Reino Unido. Logo se espalhou para os EUA e demais países.

O vírus da doença, também conhecida como monkeypox, não é novidade, ele é endêmico na região da África Ocidental e África Central, porém, o atual surto é o maior da doença fora da África.

“Essa doença é um evento incomum e inesperado em áreas não endêmicas. Trata-se de um agente com alto potencial de transmissão por contato através de gotículas, principalmente por fluidos corporais, e existe a necessidade de assegurar a assistência – o que inclui tratamento, capacidade laboratorial, equipamentos de proteção, e descontaminação”, disse a representante da Secretaria de Vigilância de Saúde, do Governo Federal, Janaína Sallas.

O  período de incubação do vírus, ou seja o intervalo entre a data do primeiro contato com o vírus até o início dos sintomas, é geralmente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

A infecção geralmente começa com sintomas parecidos com os da gripe, como febre e dor muscular, além dos linfonodos inchados. Depois disso, começam a aparecer erupções na pele do rosto e do corpo todo. Essas bolhas são dolorosas e cheias de líquido.

varíola
Crédito: Berkay Ataseven/istockErupção na pele é sintoma característico da doença

A maioria das pessoas se recupera, sem complicações, entre duas a quatro semanas.

Como é transmitido o vírus?

A transmissão da varíola do macaco se dá por contato pele-a-pele, principalmente com fluidos das lesões causadas pela doença, também por partículas respiratórias e por meio de materiais contaminados, como roupas e lençóis.

A maioria dos casos notificados até agora foi apresentada por meio de saúde sexual ou outros serviços de saúde em unidades de saúde primária ou secundária e envolveram principalmente, mas não exclusivamente, homens que fazem sexo com homens.

Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a varíola do macaco não tem associação a nenhum grupo específico e pode atingir qualquer pessoa.

Fonte: Catraca Livre

Postado por Sérgio Ramos/Locutor e Blogueiro-09/06/2022

Postar um comentário

0 Comentários